Semad promove palestra Comitê de Bacias Hidrográficas e Projeto Cultivando Água Boa

A atividade foi a primeira de uma série de eventos que acontecerão nessa semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente

Meio Ambiente - 04/06/2018, 16:22:18 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Iniciando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, organizou uma palestra sobre o Comitê de Bacias Hidrográficas e Projeto Cultivando Água Boa. A ação é dirigida aos participantes do Curso da APA Vargem das Flores. Esse curso é ligado ao Grupo de Mobilização e Educação Ambiental de Vargem das Flores e congrega pessoas da comunidade, funcionários públicos e técnicos. Com duração de 4 meses, tem como objetivo conscientizar e habilitar o público a apresentar projetos de preservação do meio ambiente.

A palestra ficou a cargo do engenheiro Rogério Sepúlveda, Assessor da Diretoria Metropolitana da Copasa, colaborador do Projeto Manuelzão e integrante do Comitê da Bacia do Rio das Velhas. Ele explica que o objetivo é passar experiências e suscitar as discussões sobre como agir para a preservação dos mananciais. “Vamos abordar a gestão dos recursos hídricos, a participação nos comitês de preservação ambiental, participação da sociedade civil, através de projetos como o Projeto Manuelzão. A Copasa tem um programa que se iniciou com o nome de Cultivando Água Boa e hoje se chama Pró-Mananciais, que vamos abordar aqui. Vou passar minha experiência com o trabalho que desenvolvemos em parceria com a prefeitura de Contagem”, disse

Entre os assuntos abordados, foram apresentados os resultados obtidos no bairro Tupã, que fica às margens da represa de Vargem das Flores e é um dos mananciais da região metropolitana. Lá, foi implantada a Oficina do Futuro. “É uma oficina de planejamento, composta pela comunidade, de onde saem propostas e projetos visando a gestão dos recursos hídricos. O objetivo foi expor os resultados aos participantes, e provoca-los para que proponham ações a partir dessa experiência”, explicou Sepúlveda.

A atividade foi a primeira de uma série de eventos que acontecerão nessa semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, que é comemorado nesta terça-feira, 05 de junho.

Meio Ambiente - 04/06/2018, 16:22:18 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Palestra Comitê de Bacias Hidrográficas

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação