Banda da Guarda Civil comemora oito anos de história

A plateia curtiu e se emocionou ao som das apresentações de musicais

Defesa Social - 18/05/2018, 14:45:36 - Repórter: - Foto: Elaine Castro

A banda foi oficialmente criada por meio da Lei nº 4397, de 27 de setembro de 2010

Criada com o intuito de promover a hora cívica nas escolas municipais e manter a tradição dos municípios mineiros de ter uma banda da cidade, a banda da Guarda Civil de Contagem celebra seus 8 anos e quem ganha o presente são os moradores da cidade. A noite desta quinta-feira (17), foi marcada pelo concerto de aniversário da banda que aconteceu no teatro da Escola Alvimar Carneiro de Rezende – Sesi Contagem.

Mais de 200 pessoas assistiram à apresentação, o comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio e o secretário de Defesa Social, Afonso Andrade, também estavam na plateia. O evento contou com a participação especial de alguns convidados, entre eles o violonista Gilson Brito, o trompetista Pacífico, o maestro Samuel Bruno e a cantora Negra Mary, contagense que participou do programa global The Voice Brasil.

A cantora agradeceu o convite e falou do seu carinho pela banda. “Acompanho a banda desde o início e fico feliz de ver a evolução do trabalho que está sendo desenvolvido, por isso fiquei satisfeita com o convite e estou aqui com o maior carinho. Ver o crescimento e o profissionalismo de cada participante é gratificante para mim”, destaca.

À frente da banda desde 2013, o regente Tiago Teotônio informou que o guarda que tiver interesse em estudar música será bem recebido. “Nossa banda conta hoje com 18 músicos, nenhum deles sabia ler a partitura antes de ingressar no projeto, por isso o guarda que tiver interesse em aprender pode embarcar nesse desafio com a gente. Nesses 8 anos de existência da banda, além de levar a musicalidade e a hora cívica com os hinos de Contagem e do Brasil para os alunos da rede pública, levamos entretenimento e alegria nas nossas apresentações”, ressalta.

A plateia curtiu apresentações do hino nacional, músicas populares brasileiras e se emocionou ao som da música Hallelujah. A moradora de Belo Horizonte, Sibelle Lima, parabenizou a banda e reforçou a importância dela nos projetos sociais. “Estou encantada com a apresentação. Acredito que o trabalho da banda, além de proporcionar momentos de descontração, também pode auxiliar em diversas ações que despertam o interesse dos jovens pela música evitando que eles se envolvam com drogas e com a marginalidade”.

A banda

A banda de música nasceu a partir do sonho do guarda civil Oldemar Filho, que juntou alguns guardas que tinham aptidão musical e alguns músicos voluntários para ensinar a teoria musical para os interessados. Em um curto espaço de tempo, a banda fez sua primeira apresentação para o executivo no Centro Integrado de Defesa Social para mostrar a importância e a evolução do projeto. E assim, foi oficialmente criada por meio da Lei nº 4397, de 27 de setembro de 2010.

Defesa Social - 18/05/2018, 14:45:36 - Repórter: - Foto: Elaine Castro
Tags:

Concerto de aniversário da Banda de Música da Guarda Civil

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação