Serviço de coleta seletiva em condomínios está sendo incrementado

Equipe da Semad faz visitas aos locais dando orientações e distribuindo materiais informativos

Meio Ambiente - 17/05/2018, 16:10:27 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

A coleta seletiva, além de ser um conceito ecologicamente correto, contribui para a ampliação da vida útil dos aterros sanitários

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), está desenvolvendo um trabalho de implantação e incremento da coleta seletiva na cidade. Condomínios da cidade estão sendo alvo de uma ação direta da equipe da Semad, que faz visitas aos locais, dá orientações, distribui materiais informativos e acompanha reuniões de condomínio para orientar os moradores sobre a adesão ao serviço.

Um exemplo dessa abordagem está no Residencial Parque Vila Nova, nele o morador Henrique Oliveira, 26, executivo de contas da CDL-BH, leva seu lixo já separado para o abrigo. Ele explicou que aderiu ao programa depois que se mudou para o prédio, atendendo à convocação feita pelos síndicos. “Não tinha esse hábito antes de me mudar para cá. Sempre colocava o lixo todo junto. Hoje procuro separar o lixo comum do reciclável. Acho importante que cada um faça a sua parte e, com isso, evitamos que muito do lixo aproveitável vá para os aterros. Acredito que isso já está fazendo diferença na cidade. A conscientização está apenas começando. É um trabalho lento, mas que já está dando resultados. Sinto que a adesão aqui no prédio tem sido grande”, disse.

O síndico profissional Demétrio Coelho de Souza atua em seis condomínios em Contagem, Ribeirão das Neves e Sarzedo. Ele contou que leva a experiência que está tendo no condomínio residencial Libra, no bairro Cabral, onde o programa de coleta seletiva já está implantado, para os outros prédios que administra. “Falo também com os síndicos que conheço e conto dos resultados que estamos alcançando aqui. Temos 272 apartamentos, mas como o condomínio é novo, ainda temos uma baixa ocupação. Porém, a adesão é total. E, conforme os novos moradores vão chegando, imediatamente fazemos um trabalho de conscientização através de panfletos, mala direta e e-mails”, contou.

A coleta seletiva, além de ser um conceito ecologicamente correto, contribui para a ampliação da vida útil dos aterros sanitários, uma vez que boa parte do material que seria depositado encontra outra destinação. Outro ponto importante é que a coleta seletiva proporciona o sustento de várias famílias de catadores.

Em Contagem, os condomínios são obrigados a ter dois abrigos para armazenamento: um para resíduos sólidos comuns, e outro para resíduos recicláveis, onde ficam à disposição do caminhão da coleta que passa regularmente. O lixo reciclável é direcionado aos galpões de separação onde a prefeitura mantém convênio com as associações de catadores Coopercata e Asmac, que fazem a separação final e a venda do material.

Atualmente, a cidade está fazendo uma discussão do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. A proposta de atualização está disponível para consulta no site da prefeitura, na sessão reservada a Semad. O público interessado pode ter acesso ao material clicando aqui e as sugestões podem ser enviadas para o e-mail supres.meioambiente@contagem.mg.gov.br.

Meio Ambiente - 17/05/2018, 16:10:27 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Serviço de coleta seletiva em condomínios está sendo incrementado

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira