Observatório Socioeconômico vai contribuir com ações públicas e privadas

O sistema vai permitir que a sociedade tenha acesso a diversos indicadores

Desenvolvimento Econômico - 11/05/2018, 10:13:18 - Repórter: - Foto: Divulgação

Devido à complexidade de sua organização, os trabalhos do Observatório Socioeconômico se desenvolverão no curto, médio e longo prazo

Um sistema integrado de informações relevantes para elaboração de políticas públicas, permitindo monitorar a evolução, a competitividade e a dinâmica da economia do município, pesquisas acadêmicas e de interesse social. Contagem contará com um canal para acesso às informações socioeconômicas da cidade, com indicadores nas áreas da educação, saúde, segurança, mercado de trabalho, renda, finanças, entre outras. O Observatório Socioeconômico está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) e estará disponível para acesso dos cidadãos em breve.

Para que a ferramenta seja ainda mais completa, a Sedecon está firmando parcerias. A iniciativa foi apresentada aos membros de algumas entidades como Una, Fundação Cefet- MG, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL), Sebrae, Fiemg, nesta quinta-feira, 10 de maio, na sede da Sedecon, para que as instituições possam contribuir com sugestões e difusão do projeto.

A economista da Superintendência de Projetos e Informações Estratégicas, Alessandra Angelini, apresentou o Observatório Socioeconômico e o conjunto de informações que já compõem o sistema. Para ela, a entrega é uma conquista e será de grande valia para a sociedade. “Os dados estarão em constante processo de atualização pela equipe da Sedecon, de acordo com a periodicidade de cada indicador”, disse.

O superintendente da CDL Contagem, Isidoro Afonso de Araújo Lima, elogiou a iniciativa inédita na cidade. “Contagem é carente de um banco de dados. A CDL e outras instituições são procuradas para o fornecimento de informações e não tínhamos disponíveis. A partir de agora, vamos atuar em parceria, contribuir com os dados da CDL, e em um só lugar, disponibilizar as informações para a população, empresários e investidores”, salientou.

O observatório visa produzir e difundir a pesquisa junto à sociedade e auxiliar na formulação de políticas adequadas aos setores público e privado que poderão tomar decisões a partir de informações concretas possibilitando, dessa forma, a redução dos riscos envolvidos no processo de análise de investimentos.

Entidades parceiras vão contribuir com o projeto

Entidades parceiras vão contribuir com o projeto

Devido à complexidade de sua organização, os trabalhos do Observatório Socioeconômico se desenvolverão no curto, médio e longo prazos. A produção de estudos e análises irá se basear nas fontes de dados disponíveis dos institutos oficiais de pesquisa dos governos municipal, estadual e federal e das instituições parceiras.

Mais informações na Superintendência de Projetos e Informações Estratégicas da Sedecon pelo telefone 3391-2630 ou e-mail: observatorioeconomico@contagem.mg.gov.br.

Desenvolvimento Econômico - 11/05/2018, 10:13:18 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Observatório Socioeconômico

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira