Programa Mover: Mobilidade e liberdade a contagenses

A ação tem como objetivo zerar a fila de espera do setor de Reabilitação do CCE Iria Diniz

Saúde - 04/05/2018, 16:59:41 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos

João Bernardo, 13 anos, tem paralisia cerebral. Devido a lesão cerebral, João precisa de cadeira de rodas. A paralisia e a dificuldade motora não tiram a alegria do menino. De sorriso fácil, João tinha uma meta a alcançar, desde os oito anos sonhava com uma cadeira motorizada.

Em setembro de 2017, seus pais entraram com o pedido no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz. A iniciativa ocorreu após saberem que a Prefeitura de Contagem entregou 58 cadeiras motorizadas, em julho de 2017, por meio do Programa Mover – Ação em Favor da Vida.

A espera acabou. Nessa quinta-feira (3), o prefeito Alex de Freitas entregou mais 20 cadeiras motorizadas, de um total de 60 previstas para essa segunda-feira. A ação tem como objetivo zerar a fila de espera do setor de Reabilitação do CCE Iria Diniz. O garoto João Bernardo foi um dos beneficiados.

Segundo a mãe, Maria Lúcia, quando João ficou sabendo que iria receber a cadeira, chorou de emoção e não quis acreditar que a espera acabou. “A alegria e liberdade que a cadeira motorizada vão dar ao João não tem preço”, ressaltou Maria.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas destacou que com a entrega desse ano, totalizam 118 cadeiras de rodas motorizadas e um investimento de quase 600 mil reais. “Esse é mais que um equipamento de saúde, é um instrumento para dar mais liberdade aos beneficiados”, concluiu.

Alex de Freitas ressaltou que apesar de o governo de Minas deixar de repassar cerca de R$ 80 milhões para a saúde de Contagem, os investimentos não param. “A saúde é prioridade, não cortamos nenhum investimento na área, pelo contrário a tendência é investir mais”, asseverou Alex.

Assim como Alex de Freitas, o secretário de Saúde destacou os investimentos na área da saúde. “Contagem é a única cidade de Minas Gerais, que mesmo em meio a crise que o país passa, entrega cadeiras de rodas motorizadas, um feito inédito para o município, e uma demonstração de ousadia do prefeito Alex de Freitas”, ponderou Bruno Diniz.

Os beneficiados pelas cadeiras de rodas motorizadas receberam diagnósticos ou fazem no CCE Iria Diniz tratamento de lesão medular, paraplegia (perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores), tetraparesia (perda parcial da motricidade nos quatro membros) e distrofia muscular.

Prioridade para a saúde

Nessa sexta-feira (4), moradores do Eldorado, Petrolândia, Ressaca e receberam as cadeiras de rodas motorizadas. Mais 25 cadeiras foram entregues como parte do Programa Mover – Ação em Favor da Vida. Para facilitar à entrega dos equipamentos a prefeitura dividiu por regiões.

A entrega se encerrará no dia 11 de maio em Vargem das Flores. “O Programa Mover é mais uma demonstração de prioridade do governo Alex de Freitas com a saúde”, ressaltou a subsecretária em Gestão em Saúde, Kênia Carvalho.

Saúde - 04/05/2018, 16:59:41 - Repórter: - Foto: Adelcio Ramos

Prefeitura entrega cadeiras de rodas motorizada

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação