Professores de inglês participam de formação sobre tecnologia

A ideia é trazer novos métodos de aprendizagem para aplicar em sala de aula

Educação - 27/04/2018, 16:04:42 - Foto: Divulgação

Desde o início do ano letivo, as disciplinas de inglês, artes e educação física estão inclusas em todo o ensino fundamental

Com o objetivo de proporcionar melhorias em sala de aula, cerca de 240 professores de inglês da rede ensino municipal, estão participando de curso de formação ministrado pelo professor e assessor pedagógico Centro Universitário Uma, Flávio Martins da Silva. A capacitação é promovida por meio de palestras interativas que contam com a participação dos professores que têm a oportunidade de expor propostas, trocar ideias com os colegas e colocar em prática planejamentos estudantis.

O professor Flávio utiliza a tecnologia para incentivar os professores a usarem uma nova didática, onde eles descobrem como podem contribuir com materiais e jogos usados na internet, levando até os alunos os conteúdos de forma prática e divertida.

O objetivo dessa formação é que os professores discutam assuntos relacionados a área. Descobrindo maneiras diferentes para trabalharem em sala de aula. Flávio Martins explica qual a importância da tecnologia para um novo modelo pedagógico de ensino.

“Junto com a sociedade a escola também precisa evoluir. Muitas vezes nós, professores, que já temos experiência na rede ficamos para trás no que está acontecendo de novo na educação. Então o foco é trazer essas novas mídias sociais e tecnologias. Na verdade, nós queremos atualizar o método de ensino”, diz o professor.

A formação de inglês tem dois focos, a primeira é construir com os professores o currículo para língua inglesa de 1º ao 9° anos nas escolas de Contagem, desenvolvendo o material que atenda a necessidade dos professores. O segundo foco é a capacitação dos professores para o desenvolvimento do currículo para trabalhar em sala de aula.

Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre às quartas-feiras. No final do curso a Secretária Municipal de Educação (Seduc), disponibiliza certificados e as horas contadas vão para o plano de ensino do professor.

Para a professora de inglês, Sheila Márcia Silva, que participa há um ano e meio da formação, o trabalho aumenta a expectativa com os alunos. “A expectativa é muito grande, eu saio mais animada com a nova experiência. O que a gente tenta fazer aqui é aplicar o uso da internet e até mesmo brincadeiras para que possamos sair da aula básica de todo dia para uma coisa diferente que chama muito mais atenção para o aprendizado dos alunos”, finalizou.

Para mais informações sobre os cursos de inglês do professor Flávio, basta acessar o blog.

Inglês nas salas de aula

Desde o início do ano letivo, as disciplinas de inglês, artes e educação física estão inclusas em todo o ensino fundamental. A mudança fez com que 14.271 estudantes de Contagem começassem a aprender um segundo idioma mais cedo. Agora, 40 mil estudantes na rede municipal de ensino têm a oportunidade de aprender de forma mais efetiva a língua inglesa. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), toda instituição de ensino no país, sendo ela pública ou particular, deve oferecer aos estudantes do 6º ano a matéria de inglês. Mas em Contagem, por iniciativa da atual gestão, a disciplina passa a ser ofertada a partir do 1º ano.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob a supervisão de Leonardo Melo)

Educação - 27/04/2018, 16:04:42 - Foto: Divulgação
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação