Universitários vão ajudar contribuintes a declarar imposto de renda

Ação ocorre neste sábado na praça Iria Diniz, de 9h às 13h

Desenvolvimento Social - 13/04/2018, 18:03:52 - Repórter: - Foto: Divulgação

Com apoio da Prefeitura de Contagem, estudantes de Ciências Contábeis de várias instituições de ensino superior, vinculadas ao Projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), prestarão assistência gratuita para a declaração do Imposto de Renda (IR) e para outros serviços fiscais. A ação “NAF na Praça”, que ocorre neste sábado (14), das 9h às 13h, na Praça Iria Diniz, é promovida com participação da receita Federal e da Escola de Administração Fazendária em Minas Gerais (Esaf) e Secretaria de Estado da Fazenda.

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) têm como propósito orientar pessoas físicas de baixa renda e microempreendedores individuais, além de agir como centro de geração de conhecimento fiscal, com funcionamento dentro das universidades.

Quem ainda não declarou e necessita declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), tem até 30 de abril para fazer. Os contribuintes serão atendidos pelos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e para auxiliá-los estarão presentes também professores que os capacitaram para o preenchimento adequado da declaração.

Documentos para a declaração do IR

Os interessados em fazer neste sábado a declaração de IR/17 deverão levar: declaração do ano anterior e número do recibo, informe de rendimentos 2017, recibos de pagamentos efetuados (médico, dentista, escola), relação de dependentes com número do CPF, extrato de conta corrente ou poupança, documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor), comprovante de residência, além de Pen Drive para gravar os dados do novo imposto.

É obrigado a declarar, entre outros critérios, aqueles que receberam rendimentos tributáveis em 2017 acima de R$ 28.559,70, além disso também serão prestadas orientações aos microempreendedores individuais e outros serviços tributários.

O apoio da prefeitura ocorre por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), administração Regional Eldorado e Transcon. As instituições de ensino, parceiras no evento, são as seguintes: Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte; Centro Universitário Una Linha verde; Centro Universitário Unihorizontes; Faculdade Izabela Hendrix; Faculdade Senac Contagem; Faculdades Pitágoras Afonso Pena e Barreiro; Faculdades UNA de Betim e Contagem e a PUC Minas (Barreiro; Coração Eucarístico e Contagem).

Desenvolvimento Social - 13/04/2018, 18:03:52 - Repórter: - Foto: Divulgação
Tags:

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira