Médicos e enfermeiros participam de curso de capacitação em urgência na atenção básica

Dividida em cinco módulos, ação busca preparar profissionais de unidades de saúde para as situações de urgência e emergência que chegam aos locais da rede de saúde que estão mais próximos da população

Saúde - 13/04/2018, 10:04:11 - Repórter: - Foto: Elivan Felix

É muito importante que os profissionais da Atenção Básica estejam aptos a estabilizar as pessoas que chegam aos postos de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as unidades com Estratégia de Saúde da Família (ESF) são a porta de entrada do sistema público de saúde. Assim, é muito importante que os profissionais da Atenção Básica estejam aptos a estabilizar as pessoas que chegam aos postos de saúde que precisam de avaliação e tratamento imediato, de forma a equilibrar e a encaminhar esses usuários aos serviços de urgência e emergência do município. Para estarem preparados para também lidar com essas situações, é fundamental que médicos e enfermeiros das UBSs e ESFs sejam capacitados.

Pensando nisso, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo o 1º Curso de Urgência da Atenção Básica da Rede de Saúde. Dividido em cinco módulos, o curso teve início em março deste ano e se estenderá até o mês de maio.

Nesta semana, está em andamento o módulo III, de 9 a 18/4, que aborda temas como a aplicação de protocolos de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e de suporte de vida, o atendimento inicial às urgências e o reconhecimento do paciente gravemente enfermo. Até o final do curso, cerca de 300 pessoas da rede SUS/Contagem serão capacitadas, entre médicos e enfermeiros que atendem em unidades de saúde do município ligadas à atenção primária.

A aula desta quinta-feira (12) foi dada na Sala de Integração da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Contagem e contou com a presença do assessor médico da SMS, Luiz Fernando Avelar dos Santos, do pró-reitor adjunto da PUC-Contagem, Robson dos Santos Marques, do coordenador do curso de medicina da PUC-Contagem, Gilmar Reis, do diretor acadêmico da PUC-Contagem, Odil de Lara Pinto, e da coordenadora médica do Samu Contagem, Ana Paula Goyatá.

Luiz Fernando Avelar, que é médico cardiologista, ressaltou a importância do oferecimento do curso. “A atenção básica é o nível mais próximo da casa das pessoas. É fundamental que os profissionais das unidades de saúde possam estar preparados para fazer os encaminhamentos para a urgência e emergência”, assegurou o médico.

1º Curso de Urgência da Atenção Básica da Rede de Saúde

1º Curso de Urgência da Atenção Básica da Rede de Saúde

O pró-reitor adjunto da PUC Contagem, Robson Marques, lembrou que o curso de medicina do campus Contagem, concretizado na semana passada com a assinatura de uma portaria pelo governo federal, é um projeto que vem sendo construído há cerca de cinco anos e que conta com o apoio da atual gestão. “Na sexta-feira passada, concretizamos esse projeto, que é tão importante para a cidade. Como em Betim e em Poços de Caldas, a unidade de Contagem também passará a ofertar um curso de medicina e a previsão é que, já no mês de agosto, 50 alunos possam começar as aulas aqui mesmo no município”, disse o pró-reitor adjunto.

A coordenadora médica do Samu Contagem, Ana Paula Goyatá, reforça que a população é a maior beneficiária desta ação. “Um dos maiores ganhos é da população: com essa iniciativa, além de poderem saber mais sobre as grades e os fluxos de atendimento de urgência e emergência, esses médicos e enfermeiros da Atenção Primária serão capacitados quanto aos procedimentos de estabilização do paciente até a chegada do Samu e o encaminhamento à rede de urgência e emergência”, atesta a médica.

O curso é promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), a Superintendência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sugest) e a Superintendência de Urgência e Emergência (Surg).

Saúde - 13/04/2018, 10:04:11 - Repórter: - Foto: Elivan Felix

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira