Chilenos de Quillota estreitam parceria com Contagem em visita à Sedecon

Comitiva conheceu projetos de fomento do turismo de negócio, importação, exportação, internacionalização, políticas de inovação, treinamentos, gestão e relacionamento com os empresários

Desenvolvimento Econômico - 12/04/2018, 18:04:55 - Repórter: - Foto: Stella Santiago

A comitiva chilena foi recebida pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres

Uma comitiva chilena, liderada pelo prefeito do município de Quillota, Luis Mella, visitou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon). Os chilenos foram recebidos pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adimilson Moura, e equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos.

O objetivo do encontro foi apresentar as iniciativas de Contagem relacionadas ao fomento do turismo de negócio, importação, exportação, internacionalização, políticas de inovação, treinamentos, gestão e relacionamento com os empresários. Foi abordada a troca de experiências entre Contagem e Quillota, com a aproximação dos governos das duas cidades.

Os visitantes conheceram a Sala Mineira do Empreendedor, instalada no prédio da Sedecon, espaço único para formalizar o empreendimento, obter orientações, informações e todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento das empresas. A Sala foi elogiada pelos chilenos, que se mostraram interessados em criar um espaço similar na cidade de Quillota.

A comitiva está visitando Contagem e participa do II Encontro Internacional da Felicidade e Bem-Estar. O médico Luis Mella é governante da cidade de Quillota há 26 anos. Para ele, o desenvolvimento dos municípios parte também da confiança que é criada entre o empresário e governo e entre governo e o empreendedor.

“Trabalhamos há 15 anos com o tema felicidade e temos profissionais capacitados para tratarmos do assunto com a população. A felicidade está ligada diretamente ao desenvolvimento social, econômico e cultural das cidades. Quando iniciamos o processo da busca da felicidade nos questionaram muito sobre o que tinha a ver a felicidade individual com o governo. Demoramos quatro anos para um estudo mais completo e para que a qualidade de vida começasse a ser percebida pelos cidadãos. Hoje, somos referência e a cidade mais feliz será a que tem mais colaboração, e não competição”, disse. O prefeito agradeceu a receptividade dos contagenses e desejou que logo as cidades criem laços de irmandade.

O secretário Sant Clair Terres demonstrou satisfação em receber a equipe chilena e disse que a intenção é estender esta primeira relação e firmar parcerias. “Queremos aprender com os chilenos. A troca de experiências exitosas é muito importante para o desenvolvimento dos municípios. Este foi o início de uma relação produtiva para o Chile e para o Brasil”, destacou.

Vocação agrícola

Quillota está localizada na região de Valparaíso, a 120 quilômetros de Santiago. Tem área de 302 quilômetros quadrados e mais de 75 mil habitantes. Muitos vivem nas áreas agrícolas de San Isidro, La Palma, Pocochay e San Pedro. É um importante centro agrícola, principalmente por causa das plantações de abacate e pinha.

Desenvolvimento Econômico - 12/04/2018, 18:04:55 - Repórter: - Foto: Stella Santiago

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação