Instrutor desenvolve metodologia de inclusão em Umei

Ações têm o objetivo de proporcionar maior interação entre estudantes

Educação - 06/04/2018, 15:21:47 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

Gladson diz que ser profissional de Libras na escola é estar preocupado com o bem-estar dos estudantes e ajudar a desenvolver o método de comunicação

Gladson Bueno é deficiente auditivo e instrutor na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Nova Contagem. O profissional é responsável por acompanhar um garotinho, de 5 anos, que também possui deficiência auditiva. Gladson utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar o estudante no aprendizado.

Gladson tem chamado a atenção de todos, pois ele passou a ensinar a todas as crianças como se comunicar com surdos. De personalidade alegre e contagiante, ele consegue atrair a atenção de todas as crianças e, dessa forma, mostra que as limitações não são barreiras para o convívio social.

A escola possui 156 estudantes, de 4 e 5 anos. Durante o recreio e também em eventos , o instrutor faz questão de ensinar as diversas possibilidades de comunicação. “As pessoas não vivem sozinhas, elas vivem em comunidade. E para sermos cidadãos, devemos aceitar a inclusão em nossas vidas cotidianas. Os nossos estudantes, por serem de uma faixa etária menor, estão aceitando e compreendendo o quanto é importante a inclusão no ambiente escolar”, destacou a pedagoga, Ivete Alves dos Santos.

O trabalho já tem gerado frutos, tanto que o estudante, portador de deficiência, que é monitorado por Gladson, passou a se socializar mais com os outros coleguinhas e a ter um maior desempenho em sala de aula. “O Maxwell sempre foi um aluno mais tímido, a partir desse trabalho ele se tornou mais comunicativo”, explica a professora de Atendimento Educacional
Especializado (AEE), Luciene Fonseca da Silva.

Para Gladson, ser um profissional de Libras na escola é estar preocupado com o bem-estar dos estudantes e ajudar a desenvolver o método de comunicação. “Acredito que devemos transpor todo tipo de barreira que impede a comunicação. Gosto de participar do dia a dia dos estudantes e contribuir para a evolução educacional e pessoal”, destaca.

Educação - 06/04/2018, 15:21:47 - Repórter: - Foto: Newton de Castro Resende

Desenvolvedor: Maxwell Pereira