Ações buscam conscientizar população sobre Autismo

Amais Contagem, em parceria com a prefeitura e demais instituições, promovem atividades para alertar e combater o preconceito

Direitos Humanos - 03/04/2018, 14:04:23 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

A exposição “Autismo: Somos Parte do Mundo…Não um Mundo à Parte”, aberta hoje (3), fica no hall de entrada da Câmara Municipal de Contagem

Panfletagem e exposição fotográfica “Autismo: Somos Parte do Mundo…Não um Mundo à Parte” abriram as atividades do Mês de Conscientização do Autismo, em Contagem. Organizada pelo Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (Amais Contagem), em parceria com a prefeitura e demais instituições, as atividades foram promovidas, respectivamente, no dia 2 e 3/4 com o objetivo de alertar a sociedade sobre o transtorno e combater o preconceito.

Ao longo do mês de abril serão promovidos outras manifestações. No sábado (7), a conselheira nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Ângela Mathyldes, ministrará a palestra “Meu Filho ou o Diagnóstico”, no auditório da UNA Contagem, das 14h às 17h. O interessado em participar deve se inscrever por meio dos seguintes telefones: 98631-0788/99183-6259/99241-1360.

As inscrições são gratuitas. O interessado também poderá solicitar certificado, que será enviado por e-mail após o evento. Ângela Mathyldes é também presidente do Congresso Brain Connection Brasil, possui doutorado em Neurociência e Psicologia Clínica e escreveu livros sobre autismo.

No domingo (8), a manifestação acontece sob forma de carreata. A concentração será na Praça da Jabuticaba, a partir das 9h30. De lá, os carros seguirão até a Praça da Glória, no bairro Eldorado. A previsão é que participem cerca de 30 carros de famílias de autistas.

Já a exposição fotográfica “Autismo: Somos Parte do Mundo…Não um Mundo à Parte”, aberta hoje (3), fica no hall de entrada da Câmara Municipal de Contagem até o próximo dia 13. O horário de visitação é das 9h às 17h. A exposição retrata o dia a dia do autista e a presença deles em pontos turísticos e espaços públicos da cidade. As fotos são de Raquel Torres.  A exposição integra a edição de abril do projeto “Cultura na Câmara”, implantado no ano passado e que traz ao Legislativo, toda primeira terça-feira do mês, trabalhos dos talentos da cidade.

Eventos buscam conscientizar população

Eventos buscam conscientizar população

Essas ações, segundo a presidente da Amais Contagem, Josy Silva, são promovidas com intuito de esclarecer a população, aumentar a conscientização e, principalmente, aceitar e respeitar crianças e adultos com autismo, que muitas vezes sofrem com a falta de conhecimento da maior parte da população. “Como mãe de uma criança com autismo, peço: vamos juntos combater o preconceito. Muitas famílias, algumas sem condições financeiras, lutam para que seus filhos sejam vistos e tenham direitos assegurados. Precisamos de terapias, de pesquisas científicas e do apoio do governo e da sociedade”, destacou.

Celebração

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de abril. A data serve para ajudar a informar à população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” (TEA). Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Direitos Humanos - 03/04/2018, 14:04:23 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu
Tags:

Exposição fotográfica retrata o Autismo

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira