Projeto visa facilitar a vida de quem anda a pé

Novo sistema foi uma das oito ideias contempladas em todo o país

Desenvolvimento Urbano - 02/04/2018, 10:28:55 - Foto: Divulgação

Esse material, também conhecido como Wayfinding, é uma tendência em países de primeiro mundo e também em cidades históricas

Quem passa por alguns pontos do bairro Eldorado agora pode consultar as rotas mais seguras e rápidas de toda a região. O Sistema de Sinalização Interpretativa faz parte do projeto “Contagem a Pé”, da ONG Move Cultura e a Casa Criativa, patrocinado pelo Fundo Socioambiental Casa. O projeto é um dos contemplados pela I Convocatória de Propostas para a Mobilidade a Pé e Mudança do Clima, iniciativa conjunta com o Instituto Clima e Sociedade. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Contagem, foi uma das oito ideias contempladas em todo o país.

De acordo com o Move Cultura, o Eldorado receberá 12 Totens e 5 Placas Indicativas. Conhecido também como Wayfinding, essa é uma tendência em países de primeiro mundo. “O projeto Contagem a Pé vai promover o conhecimento do território, garantir o direito à cidade, apontar pontos de interesse entre os cidadãos, aperfeiçoar as rotas dos pedestres, priorizando sempre a segurança, estimular a integração entre a mobilidade a pé e o transporte público e fomentar a prática da caminhada”, aponta a ONG.

Segundo estimativa do Move Cultura, cerca de 960 mil pessoas serão beneficiadas mensalmente com o Contagem a Pé. Outras 240 mil pessoas, indiretamente, também farão uso do equipamento, como, por exemplo, frequentadores da feirinha de artesanato e do centro comercial da região. O propósito da ONG, após a instalação desta etapa, é expandir para outros locais da cidade.
Confira os locais onde foram instalados os equipamentos:

Totens
T1: Avenida João César de Oliveira, 4.307 (Hospital Municipal)
T2: Avenida João César de Oliveira, 4.051 (Granitos Nobre)
T3: Avenida João César de Oliveira, 3.513 (Pç. Paulo Pinheiro Chagas)
T4: Avenida João César de Oliveira, 2.821 (CEM Iria Diniz)
T5: Avenida João César de Oliveira, 2.605 (Lojão do Real)
T6: Avenida João César de Oliveira, 1.201 (ag. CAIXA)
T7: Avenida João César de Oliveira, 673 (E.E. Francisco Firmo de Matos)
T8: Avenida Gen. David Sarnoff, 2.730 (Direcional Engenharia)
T9: Praça do Itaú, s/n (McDonald’s)
T10: Praça Nossa Senhora da Glória, s/n (esq. Rua Ingás)