Transcon orienta população sobre sinalização em área escolar

Ação visa conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de se respeitar a legislação

Transcon - 26/03/2018, 10:06:08 - Repórter: - Foto: Divulgação Transcon

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) promoveu, na quarta-feira (21), ação educativa de trânsito próxima a Escola Municipal Dona Babita Camargos. A medida conscientizou motoristas e pedestres, que transitam na avenida João de Deus Costa e rua Manoel Pinheiro Diniz, no que diz respeito às infrações de trânsito recorrentes no local.

O objetivo foi reafirmar o compromisso da Transcon com a fluidez, acessibilidade e, principalmente, com a segurança da população. Por meio de material informativo, os condutores foram orientados a não parar em fila dupla ou estacionar em local proibido, além de ressaltar o respeito ao cumprimento da sinalização de embarque e desembarque de transporte escolar.

Condutor escolar em Contagem há 14 anos, o motorista Adair Gomes dos Santos, agradeceu o órgão público pela ação. “É uma dificuldade enorme parar nas vagas apropriadas ao transporte dos estudantes. Os próprios pais obrigam a gente a parar em local errado. Espero que a ação seja um incentivo e que possa ajudar a organizar esse trânsito”, disse.

Alerta para infrações

A Transcon lembrou aos pais dos estudantes que é proibido estacionar em local delimitado para embarque e desembarque de escolares, sendo permitido apenas parada rápida para que a criança desça do veículo.

De acordo com o Art. 181, parágrafo XVII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização é infração média com perca de quatro pontos na carteira e multa no valor de $130,16.

Transcon - 26/03/2018, 10:06:08 - Repórter: - Foto: Divulgação Transcon