Centésima nascente é catalogada em Nova Contagem

Além de cadastrar as nascentes, projeto prevê recuperação de áreas degradadas e ações de educação ambiental

Meio Ambiente - 21/03/2018, 16:13:53 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Dando continuidade às atividades da Semana da Água, a equipe de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) fez, na manhã desta quarta-feira (21), o cadastramento da 100ª nascente da cidade, dentro do projeto “Contagem das Nascentes”. A nova fonte de água catalogada está localizada no Condomínio Nosso Rancho, em Nova Contagem.

O diretor de Planejamento Ambiental, Eric Machado, contou que o cadastramento da centésima nascente é cercado de muito simbolismo. “Estamos retornando ao espaço em que fizemos o cadastramento da primeira nascente do projeto. Queremos que, até 2020, transformar o condomínio Nosso Rancho em um projeto modelo de educação e preservação ambiental”, disse.

O condomínio Nosso Rancho é uma grande área de recarga hídrica que contribui com Vargem das Flores, além do Contagem das Nascentes, vários outros projetos estão previstos para lá. Serão feitas ações de reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APP), viveiros de espécies, hortas comunitárias, arborização em torno da orla da lagoa, e muito mais. O evento também serviu para fazer um monitoramento das nascentes já cadastradas. “Interessante notar que o volume de água da lagoa já aumentou. Tanto pela quantidade de chuvas, mas também já é resultado do cuidado com as nascentes que a alimentam”, completou Eric.

A ação contou novamente com a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF), representado por Marcos Bittencourt, Gestor de Vargem das Flores. “Estamos dando apoio com mudas de espécies nativas, ajudando na localização dos locais passíveis de recuperação. Também estaremos implantando cursos para transferir técnicas de preservação para os moradores”, comentou.

Centésima nascente do projeto

O projeto tem conquistado o apoio dos moradores do local, como Cláudio Araújo, que também é diretor de obras do condomínio. Funcionário aposentado da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), onde trabalhou como gestor da Lagoa da Pampulha, ele falou da satisfação com as ações ali promovidas. “É emocionante ver ao vivo e poder participar de ações que a gente planejou há 15 anos como solução para a limpeza da barragem da lagoa da Pampulha”, disse.

Wilma Soares, conselheira do condomínio, ressalta a importância de projetos desse porte. “Temos que cultivar nas pessoas a importância da preservação das nascentes. Temos que ter essa conscientização da educação ambiental para que tenhamos o que deixar para os nossos filhos. Esse é o primeiro passo”, enfatizou.

O projeto Contagem das Nascentes tem por objetivo localizar, mapear e cadastrar todas as nascentes da cidade até o fim de 2020. Paralelamente, outros projetos estão sendo postos em prática para implantar ações de educação ambiental, reflorestamento e preservação dos locais alcançados.

Meio Ambiente - 21/03/2018, 16:13:53 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Cadastramento centésima nascente