Maternidade de Contagem oferece inserção de DIU no pós-parto

Gestante deve manifestar interesse na internação ou trazer da UBS termo de consentimento já assinado

Saúde - 19/03/2018, 11:14:19 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa

De forma pioneira no estado de Minas Gerais, iniciativa se deu antes mesmo da publicação de portaria pelo Ministério da Saúde, em dezembro de 2017, que busca ampliar acesso ao dispositivo

O dispositivo intrauterino (DIU) sempre foi ofertado na rede SUS/Contagem como opção de método contraceptivo, mas seu acesso se dava somente via UBS. Só que desde setembro do ano passado, de forma pioneira, o Centro Materno-Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus passou a oferecer a inserção de DIU imediatamente após o parto, ampliando as possibilidades de acesso ao dispositivo.

A iniciativa ocorreu antes mesmo da publicação da Portaria nº 3.265, de 0/12/2017, pelo Ministério da Saúde (MS), que instituiu que o dispositivo pode ser disponibilizado em maternidades públicas.

“No ano passado, em março, o MS soltou uma portaria disponibilizando DIU em maternidades públicas que não havia sido regulamentada. Na ocasião, o secretário de Saúde de Contagem, Bruno Diniz, pediu para que fôssemos já adiantando a criação de protocolos de acesso ao dispositivo na maternidade do município. Em setembro de 2017, acertamos a regulamentação. O protocolo do CMI construído por nós foi baseado em protocolos internacionais. De forma pioneira, a maternidade de Contagem foi uma das primeiras em Minas Gerais a oferecer DIU no pós-parto”, afirma a referência técnica em obstetrícia do CMI, o médico obstetra Wilton Braga de Oliveira Júnior.

Para solicitar a colocação do DIU no pós-parto no CMI, basta que a gestante manifeste seu interesse na internação para o parto e assine o termo de consentimento esclarecido ou já venha da UBS com o consentimento providenciado.

Saúde - 19/03/2018, 11:14:19 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa