Dia da escola é comemorado com balanço de ações

Investimentos pedagógicos e estruturais em prol da educação de excelência

Educação - 15/03/2018, 13:20:17 - Repórter: - Foto: Divulgação

No dia 15 de março é comemorado o Dia da Escola. A data é forma de conscientizar a população sobre a importância da instituição no contexto social. Contagem possui 115 escolas sob a responsabilidade do município, além de 12 unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e 26 creches conveniadas.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Funec têm como meta qualificar o ensino e proporcionar ambientes agradáveis de estudos e trabalho aos estudantes e educadores.

Por isso, várias ações já foram colocadas em prática. No campo pedagógico, a Seduc promoveu a unificação curricular no município. Desde o início do ano, a unificação do quadro curricular passou a nortear os gestores escolares quanto à distribuição da carga horária destinada a cada disciplina na rede.

A mudança visa acabar com desigualdades na oferta dos componentes curriculares, ferindo dois princípios legais da Educação: “igualdade de condições para acesso e permanência na escola” e “garantia de padrão de qualidade”.

O município também passou a oferecer as disciplinas de inglês, artes e educação física desde o 1º ano. Já os educadores passam por formações que proporcionam uma atualização do conhecimento para que o processo ensino/aprendizagem seja ainda mais eficiente.

Em 2018, as escolas também foram abertas para mais estudantes. O governo criou 2.351 novas vagas no município. Contagem se tornou a primeira cidade de Minas Gerais a ofertar atendimento educacional a todas as crianças de 4 e 5 anos.

As escolas também estão sendo preparadas para serem ambientes prazerosos de estudo e trabalho. Todas as 115 instituições passam por melhorias. São investidos R$ 44 milhões em reformas e R$ 11,8 milhões em pinturas. Ao todo, 32 escolas serão totalmente reformadas. As obras são feitas por etapas e foram iniciadas em 2017. O cronograma se estenderá por 2018.

O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, deixa uma mensagem para quem tem a escola como parte vida. “Comemoramos, hoje, o Dia da Escola, esse lugar de encontros, de trocas, de conhecimento e descoberta. Celebramos, com todos vocês, esse dia especial, desejando que nossas escolas sejam, sempre, fontes de inspiração e de sonhos para as crianças, os adolescentes e adultos de Contagem. E que possam ajudá-los a descobrir que, como os pássaros, sua essência é voar”, disse.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. (…) Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.” Rubem Alves

Educação - 15/03/2018, 13:20:17 - Repórter: - Foto: Divulgação