Atenção Básica de Contagem oferece atendimento mais qualificado

Profissionais passam por curso sobre a abordagem às urgências na atenção básica da cidade

Saúde - 13/03/2018, 18:46:55 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa

O objetivo do curso é fazer com que todos os profissionais da atenção básica tenham autonomia e conhecimento para atuar em conjunto com os demais setores de saúde da cidade

Uma das principais prioridades da atual gestão da Prefeitura de Contagem é a qualidade do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecido à população. Por isso, em Contagem o sistema de funcionamento da Atenção Básica está sendo adequado com às diretrizes do Ministério da Saúde (MS). Para aprimorar o atendimento ao usuário, a Secretaria de Saúde, promove entre março e maio, curso sobre a abordagem às urgências na atenção básica da cidade. O treinamento acontece no auditório da Nova Faculdade.

O objetivo do curso é fazer com que todos os profissionais da saúde municipal tenham autonomia e conhecimento para atuar em conjunto com os demais pontos de atendimento da cidade, como o Complexo Hospitalar, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os locais de atendimento da rede.

O secretário-adjunto de Saúde, Luiz Fernando Santos, explica que desde o início da gestão foi identificada a necessidade de aprimorar o modelo utilizado na Atenção Básica para garantir assistência aos moradores de Contagem. “A Atenção Básica não estava preparada para prestar os primeiros socorros em casos de urgência, por isso os usuários não tinham o encaminhamento adequado em tempo hábil. Agora, os moradores podem contar com equipes de saúde da família, serviço integrado e servidores mais qualificados para atuar em diversos casos e com autonomia profissional”, afirma.

Para o enfermeiro Agenor Brandão, que trabalha na área há mais de 30 anos, o curso é uma oportunidade para os profissionais se atentarem às necessidades atuais da sociedade, adquirir e atualizar os conhecimentos. “Lidamos com pacientes que apresentam problemas diferentes, nosso papel é estarmos prontos para prestarmos os primeiros socorros e termos facilidade para encaminharmos para o local em que ele vai receber o tratamento adequado”.

A capacitação é dividida em seis módulos e será concluída no mês de maio deste ano. No primeiro momento, participam médicos e enfermeiros. Posteriormente, os técnicos de enfermagem serão, devidamente, preparados para atuar de acordo com o novo modelo.

Saúde - 13/03/2018, 18:46:55 - Repórter: - Foto: Adelcio R. Barbosa

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira