Procon leva planejamento financeiro e familiar a idosos

Ao longo da semana, órgão promove ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Consumidor

Direitos Humanos - 12/03/2018, 18:40:16 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Diversas dicas sobre planejamento financeiros foram dadas durante a palestra

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Contagem) promoveu nesta segunda-feira (12), em parceria com a Coordenadoria do Idoso, palestra com o tema “Planejamento financeiro e familiar”. Em comemoração ao Dia do Consumidor, órgão fará ciclo de palestras ao longo da semana. A primeira entidade a receber o evento foi a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima, no bairro de mesmo nome.

Ao abrir o clico de palestras, a diretora-geral do Procon, Rariúcha Amarante Braga Augusto, destacou que o planejamento financeiro e familiar é importante nos dias atuais. “O consumo de todos em uma casa precisa ser consciente, numa época em que as empresas e entidades financeiras utilizam todo o potencial persuasivo da propaganda e publicidade de um produto para conquistar a todos como potenciais clientes”, disse.

O representante da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal do Idoso, Marcos Wellerson, falou sobre a necessidade de estender o ciclo de palestras em outras épocas do ano para o público da terceira idade, pois eles são alvos constantes de empresas que fornecem crédito.

Wanda Maria Magalhães Bruno, que ouvia atentamente a palestra, disse que gostou muito. “A gente sabe das armadilhas do consumo e, na prática, precisamos ser muito rigorosos com os mais jovens da família”, disse Wanda, que citou um exemplo da compra ou renovação de objetos muitas vezes desnecessária.

Ao citar dicas para um consumo consciente, a assessora jurídica do Procon, Dáfany Norberto Lagares, explicou como fazer uma planilha com as receitas e despesas da família, ou seja, saber “na ponta do lápis” o quanto se ganha e o quanto se gasta pelo grupo familiar, para conhecer onde pode haver economia. Em seguida, falou da necessidade de reflexão sobre os descontos e pagamentos à vista, além de se traçar uma meta financeira para a compra de algum bem evitando, assim, compras com longas parcelas.

Na entidade comunitária, idosos também iniciaram nesta segunda (12), o Programa Vida Saudável, que leva atividades físicas e oficinas diversas a várias regiões da cidade, numa promoção da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Direitos Humanos - 12/03/2018, 18:40:16 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Palestra Procon – Dia do Consumidor

 

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira