Fim de semana para caminhar e cuidar da saúde na praça Tancredo Neves

Projeto Caminhar esteve em Contagem no sábado e no domingo. Além da tradicional caminhada, programação incluiu brincadeiras, palestras, aferição de pressão e glicose e aulão de dança

Esporte - 12/03/2018, 15:11:11 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

Os presentes participaram de aulas de dança, palestras e caminhadas

A praça Tancredo Neves, que fica em frente ao prédio da Prefeitura de Contagem, recebeu no fim de semana a terceira etapa do projeto Caminhar 2018. Ao longo das manhãs do sábado e do domingo, segundo a organização do evento, em torno de mil pessoas passaram pelo local. Houve aferição da pressão arterial e de glicemia, palestras sobre alimentação saudável e sobre como caminhar ajuda na prevenção e no controle de doenças como hipertensão e diabetes, brincadeiras, muita animação com o aulão de dança e, claro, a tradicional volta pela praça.

O projeto Caminhar, promovido pela Rede Globo, tem patrocínio da Unimed, do Hermes Pardini e do Serviço Social do Comercio (Sesc) e contou com o apoio da Prefeitura Contagem para a promoção do evento na praça Tancredo Neves.

Segundo Marco Antônio Canaan, um dos organizadores do evento, o projeto acontece todo ano, há 16 anos, sempre em praças. “Neste ano, o projeto Caminhar já esteve em Belo Horizonte, nas praças da Liberdade (24 e 25/2) e Floriano Peixoto (3 e 4/3) e, neste fim de semana, aqui em Contagem (10 e 11/3). Nos próximos fins de semana estaremos na praça Geraldo da Mata Pimentel, na Pampulha (17 e 18/3), de volta à BH, e depois, encerrando a programação, na praça Milton Campos, em Betim (24 e 25/3)”, adianta o organizador. Ainda segundo a organização, desde que foi criado, no ano de 2003, o projeto já contou com a participação de mais de 150 mil pessoas.

Rosângela Luzia Ferreira, moradora do bairro Inconfidentes e uma das pessoas que aproveitaram o sábado para caminhar na praça, conta que acompanha desde sempre o projeto. “Já participei do projeto em outros anos. Neste ano, já fui à praça da Liberdade e à Floriano Peixoto e hoje estou aqui, na Tancredo Neves. Eu costumo caminhar sempre, e todo sábado vou a uma praça diferente, para variar, como aqui na Tancredo Neves e na praça da Glória”, diz Rosângela.

Aline Pereira Santos, moradora do bairro Chácara Contagem, trouxe o pequeno Gabriel, de três anos, para brincar na praça. “Fiquei sabendo pela televisão que teria esse evento aqui. Estou achando muito bom”, opina Aline.

Quem também aproveitou a temperatura amena do sábado para se exercitar na praça foi a servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Léa Luiz Olveira, que é praticante de corrida há dez anos e uma entusiasta do esporte. “Corro de três a quatro vezes por semana porque gosto, e não por uma questão de saúde, mas acredito que minha saúde esteja boa também por causa dos exercícios”, explica Léa.

Esporte - 12/03/2018, 15:11:11 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu
Tags:

Projeto Caminhar em Contagem

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira