Mensagem de carinho e conscientização em homenagem às servidoras municipais

Dia Internacional da Mulher é marcado por ação de combate à violência doméstica

Administração - 08/03/2018, 16:56:49 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu

O Café com as Servidoras virou evento tradicional da Prefeitura de Contagem

Mensagens de empoderamento e conscientização marcaram, na manhã desta quinta-feira (8), o Café com as Servidoras. O evento é promovido tradicionalmente pela Prefeitura de Contagem no Dia Internacional da Mulher com a finalidade de homenageá-las, lembrando-as da importância de lutarem por seus direitos e espaços na sociedade, especialmente no mercado de trabalho.

Em Contagem, a maior parte do funcionalismo municipal é de mulheres. Hoje, 9.439 servidoras prestam serviço ao município nas mais diversas áreas. Ao parabenizá-las, o vice-prefeito, William Barreiro, disse que essa relação numérica nada mais é do que a síntese da força da mulher na sociedade. “É fundamental que vocês tenham consciência do papel que ocupam, que se unam e que se fortaleçam para que nenhum direito seja negligenciado, sobretudo, o do livre arbítrio”.

Não resignado com o número dos casos de violência doméstica no país, o vice-prefeito lembrou da importância da denúncia. Segurando um cartaz de repúdio, ele fez um apelo para que as mulheres nunca se calem diante de uma agressão. “Trabalhar a autoestima é uma missão diária das mulheres, que jamais devem se abater diante do agressor. Vocês são especiais e merecem respeito”, finalizou.

Dentro de casa

Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, a violência doméstica é uma das mais difíceis de se detectar. “Diferente da violência urbana, a doméstica acontece dentro de casa e partilha afeto. Muitas vezes está próxima de nós, acontece com a nossa irmã, nossa vizinha, nossa prima, nossa amiga, por isso precisamos nos reunir, consagrar uma data e chamar a atenção da sociedade. Essa luta não pode ser solitária, é também uma luta dos homens e de todas nós”, ressaltou.

Evento teve ação de combate à violência

Evento teve ação de combate à violência

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Contagem, Gê Nogueira, destacou que o Dia Internacional da Mulher é uma data importante para celebrar avanços, mas também para propor reflexões. “Precisamos discutir quais direções tomar e o que mais podemos fazer pela mulher. A pauta feminina é desafiadora, mas acredito que com muito esforço é possível promover os avanços necessários”, afirmou.

Gê Nogueira informou que Contagem está na vanguarda quando o assunto é política pública para as mulheres. Segundo ela, é uma das poucas cidades que contam com equipamento voltado ao acolhimento da mulher em situação de violência doméstica: o Espaço Bem-Me-Quero, que tem equipe multidisciplinar, presta atendimento e faz encaminhamentos para uma rede de órgãos parceiros, como a Polícia Militar e o Ministério Público.

Administração - 08/03/2018, 16:56:49 - Repórter: - Foto: Geraldo Tadeu
Tags:

Homenagens às servidoras municipais

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira