Alunas do Cefort promovem dia de beleza no Cras Industrial

Além da socialização, a iniciativa faz parte do treinamento das iniciantes no curso de cabeleireira

Direitos Humanos - 08/03/2018, 13:11:36 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Alunas do curso de cabeleireira ofereceram dia de beleza. Ação foi no Cras Industrial

Alunas do curso de cabeleireiro do Centro de Formação do Trabalhador (Cefort), ofereceram um dia de beleza para mulheres no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na região do bairro Industrial. As atividades desta quarta-feira (7), integram o projeto Redescoberta e fazem parte do processo de formação das iniciantes. A ação, que está dentro do calendário da semana da mulher, também foi desenvolvida nas regionais Nacional e Eldorado.

A iniciativa é da Prefeitura de Contagem por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda, contando com a parceria do Instituto Marum Patrus e acontece de 5 a 9 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Para o secretário de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro, esse é um reflexo positivo de ações integradas de governo. “O que está acontecendo hoje é a demonstração de sucesso entre a Prefeitura de Contagem e nossos parceiros. Estamos atendendo a orientação da atual gestão que é a de capacitar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Vamos continuar fortalecendo essa corrente do bem para que mais pessoas sejam contempladas”, relatou.

Segundo a coordenadora do projeto Redescoberta, Amanda Gandra, as alunas estão vivenciando a prática de maneira interativa. “A intenção é proporcionar situações reais para as alunas do curso de cabeleireiro e também elevar a autoestima de mulheres que estão sendo atendidas. Muitas delas não têm condições de pagar pelo serviço e estamos fazendo de graça. Tudo isso é fruto da parceria com o Cefort, iniciada em 2017. Para este ano temos o intuito de fortalecer essa parceria inserindo mais cursos nas áreas da beleza e culinária”, informou.

O projeto

O projeto Redescoberta criado pela empresa Marum Patrus é voltado para o público feminino. O nome vem da junção de duas palavras que remetem ao trabalho em “rede”, que vai em busca de promover sinergia entre parceiros, e “descoberta” no sentido de algo novo. O objetivo é fazer com que as mulheres percebam que podem fazer coisas que elas jamais pensaram em desenvolver.

“O Redescoberta tem o objetivo de promover a geração de renda para as mulheres que estão afastadas do mercado de trabalho. Temos o viés do empoderamento feminino e incentivo ao empreendedorismo através dos cursos”, afirmou Amanda Gandra.

Elisângela Souza Silva, 40 anos, uma das alunas do curso de cabeleireiro, falou como esta oportunidade mudou a sua vida. “Tem cinco anos que estou desempregada e já estava cansada de só ficar em casa. Eu vi por acaso uma notícia falando que aqui na cidade estava tendo esse curso e resolvi fazer a minha inscrição. No primeiro momento, eu queria ocupar a mente com alguma coisa, mas, ao longo do tempo, eu percebi que essa é a profissão que quero seguir. Vou abrir meu salão na garagem da minha casa e estou muito empolgada”.

O Centro de Formação do Trabalhador (Cefort), tem ofertado cursos de corte e costura, mecânica de motos, eletricista predial, padaria, confeccionador de lingerie. Além disso, tem promovido o primeiro emprego de adolescentes por meio do programa Jovem Aprendiz. Todos os cursos são gratuitos.

Serviço
Cefort – Rua São Marcos, 247, bairro Água Branca
Atendimento – De 2ª a 6ª das 8h às 17h
Telefone – 3912-2653

Direitos Humanos - 08/03/2018, 13:11:36 - Repórter: - Foto: Ricardo Lima

Semana da mulher Cras industrial

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação