Mais eficiência na prestação de serviços laboratoriais de saúde

Reclamações da Ouvidoria SUS Contagem sobre serviços de análises clínicas caem de 144 para 4 em cinco meses

Saúde - 01/03/2018, 15:44:25 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa

Atualmente, a entrega física dos resultados dos exames ocorre nos postos onde as coletas são feitas ou pela internet

Desde o início do mês de julho de 2017, o Grupo Santa Casa é o prestador de análises clínicas da rede SUS/Contagem. A substituição do antigo prestador era uma das prioridades da atual gestão naqueles primeiros meses de governo, porque entre os inúmeros problemas encontrados na área da saúde, as reclamações relativas a mau atendimento e descaso na prestação dos serviços de análises clínicas eram uma das principais queixas da população.

Hoje, após cerca de oito meses com o novo prestador, os serviços de análises clínicas já funcionam de forma muito mais satisfatória, e a quantidade de reclamações quanto a essa prestação caiu drasticamente: se em setembro de 2017 a Ouvidoria SUS Contagem registrou 144 reclamações relativas a análises clínicas, no mês de fevereiro deste ano houve apenas quatro.

O Ouvidor SUS Contagem, Cliver Oliveira, comenta essa melhoria expressiva ocorrida com a queda nas reclamações relativas a análises clínicas. “A contratação do novo prestador ocorreu em meio a uma situação emergencial, que acumulava uma grande demanda por exames laboratoriais. No início, foram implantados apenas oito postos de coleta, mas, depois, o serviço foi se estruturando, a rede passou a contar com 16 postos, dois por distrito sanitário, e a demanda reprimida foi sendo normalizada. Além disso, passou a ser possível aos usuários acessar resultados de exames pela internet, no portal da prefeitura”, explica Cliver.

Em relação a pendências na entrega de resultados de exames feitos pelo Labclim, antigo prestador da rede SUS/Contagem, que em julho de 2017 ainda eram registradas, a diretora de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Yara Ariane Melo Santiago Souza, ressalta que esses usuários já receberam o encaminhamento necessário. “Essas pessoas já passaram por nova consulta médica e pegaram nova solicitação de exames para execução junto ao novo prestador”, esclarece Yara.

De acordo com Yara, o tempo médio máximo de espera entre o pedido médico para o exame e a coleta é de 30 dias, e em alguns distritos sanitários o agendamento acontece já na semana seguinte. “E o tempo médio de espera entre a coleta e a disponibilização do resultado é de três dias para alguns exames e entre cinco a dez dias para os casos em que o exame exige uma técnica que demanda mais tempo”, completa a diretora.

Atualmente, a entrega física dos resultados dos exames ocorre nos postos onde as coletas são feitas, sendo também possível aos usuários acessar os resultados no link disponibilizado no portal da Prefeitura de Contagem, disponível aqui. Ao todo, a cidade conta com 16 postos de coleta,    dois em cada um dos oito distritos sanitários da cidade.   Para ver os endereços    clique aqui.

Saúde - 01/03/2018, 15:44:25 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa
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