Cidade recebe mudas doadas pelo CBH Velhas

Plantas vão contribuir para o programa “Cidade Verde” que vai plantar 100 mil árvores na cidade

Comunicação e Transparência - 01/03/2018, 14:41:35 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade

Mudas foram doadas pela Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas (CBH Velhas), e irão contribuir para o programa “Cidade Verde”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi agraciada com cerca de três mil mudas de árvores, doadas pela Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas (CBH Velhas), e que irão contribuir para o programa “Cidade Verde” que vai plantar 100 mil novas árvores na cidade até 2020.

As mudas foram adquiridas por meio de edital aberto pelo CBH Velhas, que as produziu em viveiros na cidade de Taquaraçu de Minas. Os municípios mineiros foram convidados a apresentar projetos de plantio. O projeto vencedor apresentado por Contagem contempla a região da bacia da Pampulha, e abrange cerca de dez áreas.

O secretário de Meio Ambiente, Wagner Donato, ressaltou a importância de Contagem para a manutenção da região da Pampulha. “Uma parte considerável da bacia da Pampulha está em Contagem. Mais de 70% da água que vai para a lagoa da Pampulha vem daqui. Com o projeto que apresentamos, fomos o município que mais conseguiu mudas. Vamos fazer plantios nos bairros Oitis, Nacional, Arvoredo, Ressaca, entre outros, que são bairros que estão inseridos dentro da bacia da Pampulha”, afirmou.

Mudas passarão por preparação antes do plantio

Foram doadas espécies nativas da região como embaúbas, ipês, oitis, sangras dágua, além de algumas árvores frutíferas. Ainda será feito um trabalho de melhora nas mudas para que estejam aptas para o plantio em áreas urbanas, uma vez que elas ainda estão muito pequenas.

Essas ações de plantio fazem parte do projeto Cidade Verde, que pretende plantar cem mil árvores em contagem até o final de 2020, o que tornará a cidade uma das mais verdes do país.

 

Comunicação e Transparência - 01/03/2018, 14:41:35 - Repórter: - Foto: Túlio Andrade
Tags:

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira