Um poeta a serviço da arte e da literatura

Contagense oferece cursos de criação e produção de livros

Comunicação - 28/02/2018, 11:14:03 - Repórter: - Foto: Ronaldo Leandro

Membro da Academia Contagense de Letras (ACL), o poeta possui mais de 80 livros escritos, e cerca de 60 deles publicados

Criar, produzir e compartilhar conhecimento por meio dos livros são os principais objetivos do escritor e poeta Yendis Asor Said, anagrama de Sidney Rosa Dias, morador de Contagem que trabalha há mais de trinta anos com literatura. Em entrevista ao projeto Arte10, promovido pela Fundação de Cultura de Contagem (Fundac), o escritor fala sobre seu trabalho junto à comunidade literária.

Entre poesias, contos, pensamentos filosóficos, críticas sociais e cordéis, Yendis busca incentivar e apoiar escritores a publicarem seus livros, com o intuito de alcançar o maior número de leitores possíveis. “Um escritor precisa ter sua obra publicada, seja ela para fins comerciais ou não. O maior ‘prêmio’ que podemos conquistar é o reconhecimento do trabalho e daquilo que nos propomos a fazer uns pelos outros”, destaca o poeta.

Membro da Academia Contagense de Letras (ACL), o poeta possui mais de 80 livros escritos, e cerca de 60 deles já publicados. As publicações, feitas de forma artesanal, possuem características peculiares que motivam o autor a promover oficinas e ensinar as técnicas de produção, diagramação e encadernação de livros. “O diferencial deste trabalho é dar oportunidade para que os escritores transformem seus trabalhos em obras artísticas. Além do conteúdo textual, os livros trazem características únicas em seus formatos, capas, encadernações, que mostram um pouco mais da personalidade de cada um”, conclui.

As oficinas são ministradas no Centro de Formação do Trabalhador de Contagem (Cefort), no bairro Água Branca, e são abertas ao público de todas as idades interessado em trabalhar com literatura. Além disso, o poeta quer levar as oficinas para as escolas, centros de convivência e outros espaços públicos do município.

Yendis possui um grande acervo literário

Apreciador de filosofia, Yendis tem em seu acervo de leituras a tríade formada por Sócrates, Platão e Aristóteles, livros sagrados como a Bíblia, Bragavad Gita (Índia), Tão To King (China) e, à frente, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, Universo em Desencanto, o Alcorão e o Livro de Mórmon. Em literatura, gosta de clássicos e modernos. Camões e Bocage, além de Paulo Coelho, estão entre seus autores preferidos.

Contatos: Yendis Asor Said
Telefone: 99333-4681 / 99820-4608