TRE retoma na próxima segunda (26) o cadastramento biométrico

Além da biometria, os eleitores poderão fazer outros procedimentos oferecidos pela Justiça Eleitoral

Comunicação - 22/02/2018, 18:22:58 - Repórter: - Foto: Rafael D Souza

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) volta a disponibilizar para os eleitores de Contagem, a partir da próxima segunda-feira (26), o Cadastramento Biométrico e demais procedimentos eleitorais. O eleitor pode procurar um dos postos de atendimento até o dia 9 de maio. Agora o serviço será feito apenas por agendamento pelo telefone 148 ou pelo site do TRE (Clique aqui).  O atendimento espontâneo (sem agendamento) será apenas para aqueles que têm direito de prioridade (idosos, deficientes, gestantes e pais com criança de colo).

A primeira fase do agendamento foi iniciada na última terça-feira (20) e vai até o dia 9 de março. Segundo o TRE, o agendamento será semanal, um período mais curto, para que as pessoas não se esqueçam que agendaram.

O TRE/MG faz um alerta que o eleitor não deixe para a última hora esta regularização, pois, após esse prazo, será mantido o cancelamento do título e ele não poderá votar em 2018. Todos os títulos, cujo eleitor é de Contagem, e que não foram biometrizados até o dia 2 de fevereiro, já estão cancelados.

De acordo com dados disponibilizados pelo diretor do Foro Eleitoral de Contagem, cerca e 76% do eleitorado da cidade fez a biometria. A meta com este novo prazo, até o dia 9 de maio, é atingir até 93% do universo de eleitores contagenses que é 476.282. Assim, fora, biometrizados 355.765 eleitores faltando cerca de 121 mil, um número que pode variar dependendo dos eleitores que já transferiram de cidade para votar.

A biometria no título de eleitor é obrigatória nas cidades mineiras de Contagem, Betim, Uberaba e Uberlândia. Segundo o TRE/MG, não haverá cobrança de multa se os eleitores destas cidades não fizerem a biometria, porém, ele não poderá votar este ano e sofrerá outras sanções com o cancelamento do título como não poder retirar passaporte, fazer concurso público, matricular-se em universidade pública, etc.

O prazo limite, até o dia 9 de maio, foi estabelecido pelo calendário eleitoral expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para todos os municípios do país, valendo também para aquele que deseja tirar ou transferir o título ou regularizar sua situação por outras razões (como ter ficado três vezes sem votar ou justificar).

Documentos

Para regularizar a situação, o eleitor que não compareceu ao recadastramento biométrico pode procurar a Justiça Eleitoral nos postos listados abaixo e apresentar um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. O eleitor do sexo masculino com mais de 18 anos, que for tirar o título pela primeira vez, também deve apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

O processo da biometria, que leva cerca de 10 minutos, coleta as digitais e fotografias do eleitor. A foto em preto e branco fica no sistema do TRE. A identificação biométrica, segundo o TSE, tem o objetivo de elevar a segurança no processo eleitoral.

Postos disponíveis

Na parceria com o TRE/MG para o cadastramento biométrico, a Prefeitura de Contagem cede estagiários e imóveis para a Justiça Eleitoral. A partir do dia 26/02 serão fechados os seguintes postos de atendimento: Riacho; Câmara Municipal; Prefeitura de Contagem e Nacional. A seguir os postos disponíveis:

Posto na avenida José Faria da Rocha: Avenida José Faria da Rocha, 1.960, bairro Eldorado.
Central de Atendimento ao Eleitor – Avenida João César de Oliveira, 1.434, Eldorado – 10 às 18h .
Estacionamento do Big Shopping (Ônibus TRE Aqui) – Avenida João César de Oliveira, 1.275, Eldorado – 10 às 18h.
Itaú Power Shopping – Avenida Coronel David Sarnoff, 5.160, 2º piso, bairro Cidade Industrial – 10 às 18h.
Posto Prefeitura Aqui (Shopping Contagem) – Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – piso G3, bairro Cabral – 10h às 18h.
Posto de Atendimento do TRE em Belo Horizonte – Avenida Prudente de Morais, 320, Cidade Jardim – 8h às 17h.

Comunicação - 22/02/2018, 18:22:58 - Repórter: - Foto: Rafael D Souza