Samu de Contagem faz parceria com Polícia Rodoviária no Carnaval

Médico e enfermeiro ajudam a salvar vidas em UTI montada em helicóptero da corporação

Saúde - 09/02/2018, 18:21:04 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa

Profissionais do Samu 192 vão atuar em três importantes rodovias federais de Minas

Carnaval é sinônimo de estradas lotadas de pessoas que vão curtir a folia em várias partes do país. Para aumentar a segurança, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensifica ações nas rodovias. Em Minas, a corporação conta com o apoio de um helicóptero vindo do Rio de Janeiro,   que terá como área de abrangência as Brs 040, 381 e 262.

Dentro da aeronave,  médicos e enfermeiros da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Contagem,    integram a equipe de tripulação com o objetivo de prestarem os atendimentos de urgência e emergência nas situações em que não é possível aguardar o socorro por via terrestre. Nestes casos, a PRF desloca o helicóptero para que sejam realizados os atendimentos e posterior encaminhamento aos hospitais de referência, como João XXIII e Risoleta Neves.

O diretor-geral do Samu 192 de Contagem, Hudson Douglas Ferreira, destaca que o serviço é uma referência em Minas Gerais. “Em 2014 atuamos na Copa do Mundo, em 2016 nas Olimpíadas e agora no Carnaval. Isso mostra o respeito e a competência da Saúde e do Samu de Contagem”, aponta.

A aeronave funciona como uma unidade de terapia intensiva (UTI) móvel, com modernos equipamentos e medicamentos diversos. “O Samu  de Contagem equipou toda aeronave para que possa prestar os atendimentos de urgência e emergência e, junto com a Polícia Rodoviária Federal, prestar atendimentos com agilidade”, ressaltou o assessor técnico da Superintendência de Urgência e Emergência, Alexandre Viana de Andrade.

Saúde - 09/02/2018, 18:21:04 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa