Novo bloco cirúrgico para zerar filas de espera e desafogar UPAs

Inauguração do Centro de Cirurgia e Traumatologia representa 40% de revitalização do Complexo Hospitalar em apenas um ano

Saúde - 02/02/2018, 18:37:51 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa

O bloco cirúrgico passa a ter oito salas, o dobro em relação ao espaço antigo, que será reformado para abertura de mais leitos de CTI adulto

Em apenas um ano de gestão do prefeito Alex de Freitas, 40% do Complexo Hospitalar de Contagem foi revitalizado. A inauguração, nesta sexta-feira (2), do Centro de Cirurgia e Traumatologia Célio Elias, representa uma ampliação de 132,5% no atendimento: de 430 para mil cirurgias por mês, passando a fazer procedimentos de alta complexidade em neurologia e ortopedia.

“O prefeito Alex de Freitas está investindo nesta casa, onde nós operários da saúde devolvemos qualidade de vida e dignidade à população de Contagem”, disse o ortopedista Célio Elias, que dá nome ao novo bloco cirúrgico. Ele foi um dos idealizadores da construção do Hospital Municipal de Contagem.

O novo espaço dará agilidade à marcação de cirurgias eletivas, zerando filas de espera e desafogando as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Município. “Contagem precisa sonhar alto, o contagense merecer uma saúde melhor, e os sonhos estão se tornando realidade”, destacou Alex de Freitas.

O bloco cirúrgico passa a ter oito salas, o dobro em relação ao espaço antigo, que será reformado para abertura de mais leitos de Centro de Tratamento Intensivo (CTI) adulto. Além disso, o Complexo Hospitalar passa a contar com sala de recuperação anestésica com nove leitos, sala de espera para acompanhantes, 48 leitos de enfermaria cirúrgica e 12 leitos de hospital-dia.

Desde o início de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo uma série de melhorias no Complexo, ampliando o número de leitos e consolidando o Centro Materno Infantil como a melhor maternidade pública de Minas Gerais.

O investimento foi de R$ 3 milhões em obras e equipamentos

O investimento no novo Centro de Cirurgia e Traumatologia foi de R$ 3 milhões em obras e aquisição de equipamentos, com recursos do Tesouro Municipal. “Vai mudar a vida da população de Contagem, que passará a ter um atendimento com mais qualidade”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz.

Saúde - 02/02/2018, 18:37:51 - Repórter: - Foto: Adelcio R Barbosa

Inauguração Centro de Trauma Dr.Célio Elias