Janeiro Branco debate saúde mental no Parque do Eldorado

Diálogo, cultura e lazer para debater e conscientizar a população

Saúde - 18/01/2018, 09:26:53 - Repórter: - Foto: Fábio Silva

O tema foi debatido por especialistas com a sociedade

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde promoveu ações de conscientização, pelo segundo ano, no “Janeiro Branco”. Nessa quarta-feira (17), a cidade colocou o tema da saúde mental em evidência. O evento ocorreu no Parque Ecológico do Eldorado. Usuários, servidores da saúde mental e a população em geral puderam discutir o tema, além de participarem de ações de cultura e lazer.

O mineiro Carlos Drummond de Andrade escreveu que “é dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. As palavras do poeta sintetizam o “Janeiro Branco”. Segundo o secretário de Saúde, Bruno Diniz, a ação criada pelo psicólogo, também mineiro, Leonardo Abrahão, objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.

Presentes participaram de uma aula de lian gong

“O janeiro representa, tradicionalmente, a renovação. As pessoas encaram como uma página em branco, onde pode ser reescrita uma nova história. É nesse contexto que buscamos conscientizar a população que temos que cuidar também da saúde mental”, ressaltou Bruno Diniz.

A diretora de Saúde Mental, Luiza Mara da Silva, ressaltou que a porta de entrada para a busca de soluções com relação ao tema no município é a Unidade de Saúde mais próxima da casa dos usuários. “Lá é feito o encaminhamento para os Centros de Atenção Psicossocial”, concluiu Luiza.

No dia 24 de janeiro acontece a segunda ação no Parque Ecológico.

Dia 24/01
8h: Café
9h: Apresentação Janeiro Branco
9h30: Cultivarte
10h: Lian Gong
11h: Apresentação do Grupo do Teatro Agente em Cena
11h30: 123 Contação de Histórias

 

Saúde - 18/01/2018, 09:26:53 - Repórter: - Foto: Fábio Silva
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação