Prefeitura quer viabilizar projeto habitacional na cidade

Após a finalização dos estudos de viabilidade dos recursos, a proposta será analisada pela Câmara Municipal

Governo - 03/01/2018, 15:26:00 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

Encontro reuniu diversas setores da prefeitura que têm envolvimento com a questão habitacional

De acordo com a Constituição Federal da 1988, matriz que rege as leis brasileiras, em seu artigo 6º, cita a moradia como direito fundamental de cada cidadão, no que se refere aos Direitos Sociais. Com base nesta lei, o prefeito em exercício William Barreiro, em uma reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (3), apresentou propostas para a criação de um programa habitacional de interesse social no município de Contagem. O programa prevê investimentos na ordem de R$ 3 bilhões para sanar o déficit habitacional que é de aproximadamente 30 mil moradias.

A proposta está sendo desenvolvida de forma conjunta entre as secretarias municipais de Governo, Desenvolvimento Social e Habitação, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e a de Trabalho e Geração de Renda. Após a finalização dos estudos de viabilidade de recursos, o projeto será entregue a Câmara Municipal quando será apreciado pelos vereadores e pela população.

Entre o que está sendo proposto, além de tentar acabar com o déficit habitacional, está a questão das invasões de áreas públicas. Este problema é recorrente na cidade e foi deixado de lado por gestões anteriores.

Segundo o prefeito em exercício, William Barreiro, está chegando a hora de muitas famílias terem suas casas próprias. “Por anos a especulação imobiliária imperou em Contagem dificultando o acesso das famílias a uma moradia digna. O nosso governo está comprometido com a população de menor renda. Por isso a habitação é uma prioridade na gestão. Nós estamos em vias de realizar o sonho dessas pessoas de ter uma casa própria”, relatou.

Governo - 03/01/2018, 15:26:00 - Repórter: - Foto: Cassio Matias