Transporte de Contagem: Moderno, seguro e confiável

Prefeitura lançou edital de concessão dos serviços de transporte da cidade e apresentou sistema de mobilidade

Comunicação - 21/12/2017, 17:09:15 - Repórter: - Foto: Rafael D Souza

Alex de Freitas ressaltou a alegria em poder dar dignidade aos usuários do transporte público em Contagem

Ao longo de mais de 20 anos, desde a introdução do atual modelo de transporte coletivo da cidade, o contagense sofre com constantes atrasos, insegurança, sujeira, falta de acessibilidade e, principalmente, respeito. Mas esse desrespeito com o usuário do transporte municipal está prestes a acabar, pois na noite desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), laçou o edital de concessão de serviços para o novo transporte público municipal, além de apresentar o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas na cidade.

No edital de concessão ficou estabelecido que a nova frota, a ser utilizada no município, será composta por micro-ônibus, ônibus convencionais e articulados, movidos a diesel e outros por eletricidade. A maior parte desses veículos será equipada com ar-condicionado.

Ao falar sobre o momento histórico, o prefeito Alex de Freitas lembrou das andanças pela cidade, durante a campanha, denunciando o contrato vigente e clamando por uma “licitação já”. Segundo ele, o atual sistema de transporte humilha o trabalhador de Contagem. “Buscamos o que há de mais moderno no planeta. Queremos respeito ao contagense e estamos estabelecendo uma nova relação com as concessionárias que operam o nosso transporte, com decisões que visam o bem-estar da população”, falou Alex lembrando que o atual contrato é antigo e cheio de vícios, inclusive tendo sido denunciado ao Ministério Público.

O sistema proposto redefinirá a lógica de transportes no Município, a integração criará possibilidades de novos acessos aos cidadãos, possibilitando deslocamentos com mais velocidade e pagando apenas uma passagem com o sistema tronco-alimentado.

“Vamos investir aproximadamente R$ 1 bilhão em mobilidade, para que o sistema funcione e atenda bem a população. Com isso, o tempo médio de cada viagem será reduzido em algo em torno de 20 vinte minutos. O passageiro que pegar um ônibus vai descer em qualquer ponto pagando apenas uma tarifa, com ônibus novos confortáveis e confiáveis com fiscalização efetiva”, destacou Alex.

Tempo 

O processo de licitação transcorrerá no tempo previsto pela legislação. Após esse processo, as empresas vencedoras terão um tempo para se adaptar as novas regras, ou seja, adquirir os novos veículos. Nesse período, a prefeitura fará obras viárias necessárias para o pleno funcionamento do SIM, bem como a recuperação do pavimento das principais ruas e avenidas da cidade. A expectativa é de que todo o sistema esteja em pleno funcionamento no início de 2020.

Legislativo 

Durante a audiência o prefeito recebeu o apoio do legislativo municipal. O vereador capitão Fontes lembrou a luta de Alex para que  haja uma mudança real no transporte da cidade. “Um bom governo é aquele que confronta as dificuldades. E é isso que o Alex tem feito, promovendo muitas medidas na cidade e que, em breve, as pessoas vão entender que todos serão beneficiados.  Com o novo sistema tenho certeza que as empresas vão oferecer um trabalho de qualidade”, disse.

O presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, apresentou o sistema

SIM

O Sistema de Transporte de Contagem terá como conceito básico o sistema tronco-alimentado, com integração física, associado ao sistema BRT – Bus Rapid Transit que é um sistema de transporte coletivo de alta qualidade, que se diferencia do serviço de transporte coletivo convencional sendo essencialmente determinado por faixas de ônibus exclusivas para garantir a priorização e operação rápida de ônibus.

O sistema envolve vários projetos com intervenções físicas e operacionais integradas. Em seu escopo há obras de infraestrutura viária, como viadutos, trincheiras, corredores, requalificação de vias entre outras. Estas obras têm como objetivo promover a melhoria na articulação entre as regiões do município e viabilizar a operação da nova rede de transporte. De forma integrada, também estão previstos a execução de obras para a operação do sistema de transporte coletivo como a construção de terminais de ônibus, estação de transferências e estruturação dos pontos de embarque e desembarque (Ped).

Comunicação - 21/12/2017, 17:09:15 - Repórter: - Foto: Rafael D Souza
Tags:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação