Executivo mostra compromisso com a Guarda Civil

Em visita a sede da instituição, prefeito recebeu elogios pelo trabalho desenvolvido em prol dos servidores

Comunicação e Transparência - 20/12/2017, 13:58:25 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Na terça-feira (19), o prefeito Alex de Freitas esteve na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, para cumprimentar os guardas civis de Contagem pela atuação de destaque nesse ano. O esforço da corporação, somado ao trabalho das Forças de Segurança do estado, resultou na redução de 8% dos índices de criminalidade, de acordo com dados da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Foram apresentados também ao chefe do executivo os 70 novos guardas já uniformizados, que estão em curso de formação para reforçar a segurança no município.

Após a solenidade de hasteamento da bandeira, o prefeito reforçou o compromisso com a corporação para a construção do novo plano de carreira. Freitas destacou que o esforço no próximo ano será avançar na discussão com a categoria, para que os direitos reivindicados sejam garantidos. “Não é bondade desse prefeito ou de outro que virá, isso tem que estar na lei, porque é assim que funciona e é isso que eu desejo. Gostaria muito de corrigir aquilo que não foi possível fazer pelos guardas nos últimos anos, pois temos que trabalhar diante de uma realidade econômica e orçamentária com responsabilidade, elencando prioridades. O trabalho do guarda é direto nas ruas, se expondo, correndo perigo noite e dia, portanto, vamos discutir a discutir de maneira mais avançada do guarda civil”, afirmou.

Para o secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, a formação dos novos aspirantes representa um grande avanço na corporação, pois guardas de todo o estado solicitam ao município formação e capacitação oferecidos pela própria Guarda Civil de Contagem.  “A formação de vocês é um orgulho para todos nós e mostra o crescimento da instituição como um todo. Agradeço ao apoio da Guarda, sabemos dos inúmeros problemas, mas estamos lutando junto dos servidores que não abaixam suas cabeças diante dos problemas em busca de dias melhores para todos”, disse.

O comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio, lembrou sua trajetória como guarda ao longo dos anos e destacou o tratamento do governo atual com a corporação. “Tenho certeza de que a Guarda Civil de Contagem fará parte do projeto de governo nesses anos. Entrei em 2007, e nunca fomos prioridade para administrações passadas. Estamos de volta com a esperança que havíamos perdido, pois nunca tivemos nenhum planejamento. Esse ano pudemos fazer parte da construção do Plano Plurianual (PPA) do município.  O governo tinha como obrigação chamar 20 guardas e convocou todos os aprovados no concurso, entre outras inúmeras melhorias em tão pouco tempo”, afirmou.

O presidente da Associação dos Guardas Civis de Contagem, Arlindo Junior, agradeceu ao prefeito pelos benefícios concedidos. “A Guarda esperava minha fala como representante da categoria não só para cobrar, mas também para agradecer. Dessa forma, homenageamos o senhor com respeito e gratidão por essa última negociação que foi feita, em aumentar a nossa periculosidade de 30% para 50%, mostrando que existe um cuidado com a Guarda. Nosso maior desejo é que o nosso plano de carreira seja concretizado o mais breve possível, porque a nossa categoria espera isso há 12 anos”, afirmou.

Comunicação e Transparência - 20/12/2017, 13:58:25 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Prefeito visita sede da Guarda Civil

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação
Desenvolvedor: Maxwell Pereira