Defensores do direito à vida recebem o prêmio Milton de Freitas

Auditório da prefeitura ficou lotado para a entrega da premiação na edição 2017

Comunicação - 13/12/2017, 14:55:54 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

O Grupo de Estudos e Apoio a Adoção Adote Legal foi um dos agraciados da noite

Em um período histórico em que as conquistas baseadas na Declaração dos Direitos Humanos, datada de 10 de dezembro de 1948, estão sendo cada vez mais desrespeitadas, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal e Direitos Humanos e Cidadania, promoveu homenagem e reconhecimento às instituições e pessoas que contribuíram significativamente para a defesa, difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos na cidade, com a entrega do prêmio Milton de Freitas.

O prefeito Alex de Freitas agradeceu a presença de Ricardo Freitas, filho do senhor Milton de Freitas, e dos  familiares presentes. Na oportunidade, Alex ressaltou a trajetória do homem que dá o nome ao prêmio e parabenizou os vencedores. “O senhor Milton deixou sua história gravada nos nossos corações e um legado na defesa dos direitos humanos.  Sintam-se honrados por carregar o nome de um grande contagense”, disse.

Vencedores

As instituições que receberam o prêmio Milton Freitas na categoria Pessoa Jurídica foram o Grupo de Apoio ao Autista e Familiares de Contagem (Amais), o Grupo de Estudos e Apoio a Adoção Adote Legal e o Centro Social e Educacional Pequeno Príncipe. Já na categoria Pessoa Física a vencedora foi Tatiane Cristina Franco Puiati, diretora da UNA Contagem e que teve papel destacado com relação aos direitos humanos.  Além dos vencedores, outras sete instituições concorreram na categoria Pessoa Jurídica sendo as seguintes:  Associação Cão Viver em Defesa dos Animais,   Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais), Coletivo de Estudantes da UNA Contagem (Não Me Kahlo), Instituto Marum Patrus,  Núcleo Beneficente Mirandinha (Nubem), Obra Social Estrela da Manhã e Transvest.  Além deles, na categoria Pessoa Física, concorreu Daphinne Tamires Nogueira. Todos foram agraciados com um diploma pelos relevantes serviços prestados.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rodinei Ferreira, falou sobre as ações desenvolvidas pela gestão para garantir a todos os cidadãos o acesso à educação, saúde, segurança, entre outros. Rodinei externou sua alegria com os participantes da edição. “Tenho muita alegria e orgulho em dizer que cada um de vocês está de parabéns pelo trabalho desenvolvido, pelo empenho, organização e esforço”, falou.

O presidente do Centro Social e Educacional Pequeno Príncipe, José William da Silva, lembrou que conheceu o senhor Milton e seu  trabalho, além de ressaltar o orgulho de receber o prêmio que leva o seu nome. “Para mim é muito importante e um orgulho receber o prêmio destaque no município. Fazemos um trabalho com crianças, adolescentes e com as famílias, o que tem proporcionado a esses jovens um melhor desenvolvimento pedagógico e psicológico”, falou. O Centro atende a comunidade da Vila Barraginha.

Em nome da família, o irmão de Márcio Oliveira recebeu o prêmio

Homenagem

Uma linda homenagem foi prestada ao servidor Márcio de Oliveira Miranda, falecido no final do mês de novembro. Márcio era professor de Educação Física na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca onde lecionava com amor e carinho. Os alunos da escola gravaram um vídeo para homenageá-lo e fizeram um estandarte com poemas e desenhos. Além disso, colegas de trabalho fizeram questão de falar sobre a importância de Márcio para a sociedade.  Os familiares, bastante emocionados, receberam o prêmio Milton Freitas e agradeceram a bela homenagem.

Quem foi Milton de Freitas?

Uma importante liderança popular e sindical de Contagem, que dedicou toda sua vida na luta pela democracia, combate às injustiças e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nascido em Ponte Nova, mudou-se para Contagem no final da década de 50, onde residiu até o seu falecimento em 1999.

Marceneiro de profissão e militante por vocação, sua atuação foi destacada no processo de organização popular, de entidades sociais, sindicatos e associações de bairro. Participou de inúmeras greves ao lado dos trabalhadores, e destacou-se nos movimentos pela redemocratização do país.

Ricardo de Freitas, filho do senhor Milton, falou da emoção de participar dessa premiação e lembrou a importância de quem luta pelos direitos humanos. “Quero parabenizar quem ganhou e quem disputou esse prêmio, pois são pessoas que fazem tantas boas coisas, levantando bandeiras nas vilas e bairros.  Quero parabenizar também a que está no anonimato e que tanto luta por essa questão”, disse.

Comunicação - 13/12/2017, 14:55:54 - Repórter: - Foto: Cassio Matias

Entrega do Prêmio Milton de Freitas