Audiência debate o novo Plano Diretor da cidade

População terá nova oportunidade para tratar o tema na quarta-feira (13)

Comunicação - 11/12/2017, 14:02:46 - Repórter: - Foto: Elias Ramos

Audiência teve o objetivo de democratizar ao máximo o processo de discussão da formatação do plano

O plenário da Câmara  de Contagem foi o local escolhido para receber, no sábado (9), a primeira das duas audiências públicas marcadas pelo legislativo para a discussão do projeto de Lei que revisa o Plano Diretor de Contagem, instrumento que trata do conjunto de regras e princípios que orientam o ordenamento e a ocupação do espaço no município. O tema principal deste encontro foi “Vargem das Flores” e os impactos que o novo plano eventualmente trará para o local.

Com o objetivo de democratizar ao máximo o processo de discussão da formatação do plano, a audiência envolveu o poder Executivo, Legislativo, o Ministério Público, representantes das Regionais Administrativas da cidade, além da sociedade civil.

Comandada pelo presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, Bruno Barreiro, a mesa foi composta pelo vereador Itamar, Relator da comissão, o procurador Silvério Cândido, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivair Soalheiro, pelo gestor do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Marcos Botelho, e pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, professor Wagner Donato.

Donato abriu os trabalhos lembrando as várias consultas públicas para a formatação do novo plano. “Desde o começo do ano, realizamos várias pré-conferências no sentido de abrir espaço para que a população se manifestasse sobre suas necessidades e o que queriam para o futuro da cidade. Então, as propostas que estão em discussão hoje, saíram todas das consultas, m

anifestações e desejos populares, explicou o secretário.

Com o auditório  lotado, a população que não conseguiu entrar, pôde acompanhar as discussões  em uma tenda montada na rua. Foram abertos os microfones para questionamentos tanto dos parlamentares, quanto da população presente. As perguntas e dúvidas levantadas foram respondidas e esclarecidas pelos membros da mesa. Mesmo que todos os presentes tenham sido ouvidos e tivessem suas questões respondidas, foi também disponibilizado o e-mail comissao.planodiretor@cmc.mg.gov.br para que qualquer outro tipo de questionamento pudesse ser enviado.

Uma outra audiência pública, desta vez com o tema “macrozoneamento”, será feita na quarta-feira (13), das 19 às 22 horas, no mesmo local. Quem tiver interesse em participar, é só comparecer ao local, não necessitando de inscrição prévia.

Comunicação - 11/12/2017, 14:02:46 - Repórter: - Foto: Elias Ramos