Atingidos pelas enchentes recebem apoio da prefeitura

Defesa Civil continua monitorando os pontos de alagamento e distribuindo doações de mantimentos e produtos de limpeza

Defesa Social - 11/12/2017, 18:03:37 - Repórter: - Foto: Rafael D Souza

Somente neste mês já foram registradas 195 ocorrências na cidade decorrentes da chuva

Em Contagem, as famílias atingidas pelos estragos causados pelas chuvas deste mês estão recebendo auxílio da prefeitura, por meio da Defesa Civil. Várias estão sendo encaminhadas para abrigos, escolas, hotéis e casas de parentes de acordo com a necessidade de cada uma. Doações de roupas, colchonetes, cestas básicas, produtos de limpeza e higiene também estão sendo distribuídos pelo órgão.

Somente em dezembro já foram registradas 195 ocorrências na cidade decorrentes da chuva. No último final de semana, de 8 a 10 de dezembro, o volume de chuva chegou a aproximadamente 76mm e foram detectados 83 pontos de alagamentos no município. No total, cerca de 250 pessoas estão desalojadas, 65 desabrigadas e 25 moradias interditadas.

Segundo o secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, a prefeitura vem prestando o devido apoio à população atingida e monitorando as áreas para prevenir o risco e salvar vidas. “Os casos mais graves, como o das seis famílias que ficaram desabrigadas na Vila São Paulo, estão sendo encaminhados para o aluguel social. Um dos principais critérios para receber o benefício é que a casa localizada na área de risco seja demolida”, completou.

Morador do bairro Maracanã, Adriano Fernandes, recebeu nesta segunda-feira (11), doações de cestas básicas. Ele teve a casa invadida pela água do Córrego Ibirapitanga na noite de sexta-feira (8) e perdeu todos os bens, como eletrodomésticos, roupas e mantimentos. “Vivemos um pesadelo. Mas no ano passado foi pior. Esse ano a Defesa Civil veio rapidamente e como já tínhamos vivido a mesma situação no ano passado, soubemos como agir”, afirmou.

Doações

Em caso de chuva forte em locais de risco, o cidadão deve sair do local e, imediatamente, entrar em contato com a Defesa Civil por telefone, o número é 199. A Defesa Civil está recebendo principalmente doações de cestas básicas e produtos de limpeza. As doações podem ser entregues na sede da Defesa Civil (rua Vereador David de Oliveira da Costa, 14, Fonte Grande).

Defesa Social - 11/12/2017, 18:03:37 - Repórter: - Foto: Rafael D Souza

Ações da Defesa Civil