Vocação industrial

O município de Contagem tem como principal característica os marcantes laços com o setor industrial, sendo reconhecido como a capital da indústria em Minas Gerais. Sua vocação industrial é estabelecida a partir de 1941, ano de criação da Cidade Industrial Juventino Dias, o mais antigo distrito industrial do país, de importância tamanha que redefiniu a própria identidade do município.

O parque industrial de Contagem se expandiu e se desenvolveu devido a sua privilegiada localização geográfica com proximidade de fontes de recursos naturais, de jazidas minerais, de polos siderúrgicos, e por compor um importante corredor logístico, cortado por 3 rodovias federais, rodovias estaduais e pela Ferrovia Centro Atlântica.

Constituído por importantes segmentos da indústria de transformação, o parque industrial de Contagem abrange os ramos da indústria de metalurgia, mecânica, alimentícia, vestuário, moveleira e gráfica, além de segmentos das indústrias química, médica, de equipamentos eletroeletrônicos e componentes de alta tecnologia.

A reconhecida vocação industrial de Contagem define sua história, mas não limita seu futuro. Com as grandes mudanças econômicas e sociais das últimas décadas o município vem atuando de forma a se adaptar à nova realidade do mercado e da economia no Brasil e no mundo, abrindo novas fronteiras comerciais por meio de parcerias internacionais, atraindo investimentos e criando condições para o desenvolvimento de novos segmentos pautados em inovação e no avanço tecnológico, além de apoiar os empreendedores locais.

 

 

Distritos Industriais em Contagem

Contagem possui 7 distritos industriais, sendo 6  geridos pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e 1 particular.

Sob gestão municipal:

Cidade Industrial (Coronel Juventino Dias)

Cincão (Cinco Perobas)

Cinco (Centro Industrial Francisco Firmo de Matos Filho)

Cinquinho

Doutor Hélio Pentagna Guimarães

Inconfidentes

Sob gestão particular:

Riacho das Pedras

Clique para ampliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros polos de desenvolvimento industrial

O grande parque industrial de Contagem está em contínua expansão, sua destacada posição na atração de investimentos e no desenvolvimento de novos negócios se torna evidente pelo grande número de empresas instaladas em todo seu território.

Regiões do município com elevado número de empreendimentos industriais e econômicos se organizam espontaneamente como verdadeiros polos de desenvolvimento, atuando de forma complementar aos Distritos Industriais formalmente constituídos e sob gestão do município.

Dentre as regiões de maior desenvolvimento industrial e potencial para atração de novas empresas se destacam os bairros Campina Verde, Eldoradinho, Kennedy e Vila Paris que juntos já contam com aproximadamente 500 empresas estabelecidas.

Clique para ampliar

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação