Turismo em Contagem

Turismo é uma atividade econômica de grande importância para o desenvolvimento de cidades, estados e países. Segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo, o volume de negócios relacionados à atividade turística é e igual ou superior aos negócios vinculados à exportação de petróleo, alimentos e automóveis, gerando anualmente 4 trilhões ao redor do mundo.

Em Minas Gerais, segundo o Observatório do Turismo de Minas Gerais, em 2018, estima-se que o fluxo de turistas, deixou, diretamente, um valor aproximado de R$18,2 bilhões na economia mineira.

O município de Contagem, considerado o grande polo da indústria mineira, destaca-se também como um município com capacidade, potencial e perfil para gerar oportunidades no turismo cultural e de negócios. Estes importantes segmentos representam, reconhecidamente, os maiores responsáveis pelo desenvolvimento na área e são indutores de benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Contagem é uma cidade culturalmente rica e com um potencial turístico extremamente significativo, cujo desenvolvimento é emergente. Pela vertente do setor de serviços e pelas características geográficas e econômicas, sinaliza fortes possibilidades de se tornar um grande polo de turismo de negócios.

Dentre as possibilidades turísticas em Contagem, a região de Vargem das Flores, área de proteção ambiental que conta com uma lagoa, se consolida como a maior e mais abrangente do ponto de vista do lazer, esporte, ecológico e econômico. O processo de desenvolvimento do turismo busca a conscientização da população para sua implementação.

Outro segmento com potencial para atividade turística no município é o industrial, podendo ser explorado por meio de visitas para conhecer os processos de produção das unidades fabris e ainda fomentar negócios.

Contagem se prepara para desenvolver o setor, com a aprovação da Lei do Turismo ( Lei Municipal nº 4825, de 30 de maio de 2018) e a adesão às políticas estaduais e federais por meio do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, trazendo  benefícios não apenas para a população local, mas também para os potenciais turistas que queiram visitar e fazer negócios na cidade.

 

Cultura

Antigas casas e imóveis, que remontam a história de Contagem desde a época do arraial de São Gonçalo, se transformaram em patrimônio cultural e grandes atrações turísticas. Os imóveis hoje abrigam centros culturais e espaços de espetáculos sempre abertos à população contagense. Como exemplos, temos a Casa de Cacos, a Estação Bernardo Monteiro e a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira.

Contagem possui dois símbolos marcantes em sua história e cultura:

  • Arturos – Memória viva de Contagem, a comunidade dos Arturos preserva suas terras costumes e tradições. Os Arturos são uma comunidade centenária, que vive sob regime patriarcal e simbolizam a luta dos negros contra a escravidão no Brasil. No encontro da cultura africana com o catolicismo português nasceu a religiosidade brasileira, a devoção a Nossa Senhora do Rosário e a missa Conga.

  • Jabuticaba: fruta tropical, pequenina e adocicada, a Jabuticaba é nativa em Contagem. A fruta se tornou um símbolo da cidade e atualmente é matéria prima para licores, geleias e compotas fabricadas de forma artesanal.

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação