Israel

Embaixador de Israel visita Contagem para tratar de inovação e indústria inteligente

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, recebeu em seu gabinete, no dia 22/08/2018, o embaixador de Israel, Yossi Avhan Sheley para compartilhar experiências e projetos governamentais bem-sucedidos, especialmente, na área de tecnologia e indústria inteligente, também chamada de 4.0.

Durante o encontro, Sheley convidou Alex de Freitas para compor a delegação que visitará Israel em novembro deste ano. A delegação, formada por diplomatas, autoridades políticas e estudiosos, fará visitas técnicas em empresas de ponta instaladas no país e, ainda, participará da maior feira de tecnologia em segurança no mundo: a HLS Internacional. & CYBER Conference, promovida em Tel Aviv, entre os dias 12 a 15 de novembro.

Segundo o embaixador de Israel, a Conferência é uma oportunidade única para líderes mundiais e locais. “Eles poderão trocar conhecimento e experiência operacional no tratamento da Segurança Pública e, ainda, descobrir as mais recentes soluções tecnológicas de nosso país”. Sobre a visita ao prefeito, Sheley disse que ficou contente ao saber que a cidade aposta seu futuro na inovação e na educação de jovens, e que tem estabelecido metas para crescer e atrair investidores.

Honrado com a visita, o prefeito Alex de Freitas destacou que a indústria israelense está entre as mais avançadas do mundo. “Queremos seguir bons exemplos e eles têm muito a nos ensinar. Fico lisonjeado com convite para compor a comitiva e com a possibilidade de estreitar parcerias bilaterais. Em breve, entregaremos à Câmara um projeto de lei que abarca incentivos fiscais, projetos de concessão e de Parcerias Público-Privadas (PPP’s) para estimular a inovação em nosso município”, informou.

Alex de Freitas ressaltou que um dos pilares de seu governo é a reindustrialização de Contagem, na qual o grande desafio é construir bases necessárias para atrair indústrias de tecnologia que sejam, ao mesmo tempo, sustentáveis e rentáveis.
A reunião contou também com a presença do secretário de Defesa Social, Afonso Andrade, Assessor de Relações Institucionais e Internacionais, Igor Tameirão, e da tradutora da embaixada de Israel, Michelli de Campos Brito.

 

 

 

Primeira da América do Sul a se tornar cidade-irmã de Nazaré, Contagem inicia parceria para investimentos no Brasil e em Israel

No dia 23/11/2018 os prefeitos Alex de Freitas e Ali Sallam debateram projetos na construção civil, setor hoteleiro, Educação e ações para promover a paz mundial.

Trabalhando para que Nazaré se consolide cada vez mais como “Cidade da Paz”, o prefeito Ali Sallam abriu as portas do Município israelense para o prefeito de Contagem, Alex de Freitas. A assinatura do termo de cidades-irmãs pelos chefes do Executivo não serviu apenas para promover o debate de ações para que árabes e judeus vivam em harmonia. Além de trazer para Contagem o espírito de tolerância defendido pelos anfitriões, Alex estreitou com Sallam parceria para fomentar investimentos de empresários brasileiros em Nazaré, sobretudo nos setores hoteleiro e da Educação, e de empreendedores israelenses no berço da indústria mineira.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, estava presente no encontro entre Sallam e Alex. Com a “Missão Israel”, Contagem é a primeira da América do Sul a se tornar cidade-irmã de Nazaré. As outras privilegiadas são Florença e Loreto (Itália), Saint-Denis (França), Haia (Países Baixos) e a polonesa Częstochowa. Outras tantas, como Miami (Estados Unidos) e Treviso (Itália), além de cidades alemãs e dinamarquesas, pleiteiam a parceria, reforçando a importância da capital israelense na consolidação da paz mundial.

O prefeito de Nazaré destacou que mensalmente promove fóruns com outros prefeitos em busca da parceria pela paz. “Nazaré é a cidade de todos, da paz, do amor, da profecia. Espero que todo o mundo seja como Nazaré, que junte povos de todas as religiões em harmonia”, destacou. Um de seus projetos mais ambiciosos é construir o “bairro da Educação”, misturando árabes e judeus nas universidades. “Pela primeira vez será construída uma universidade no setor árabe da cidade, pois todas estão localizadas no setor de judeus. A Prefeitura vai ajudar quem quiser investir na Educação”, disse Sallam a Alex.

Segundo o prefeito, Nazaré recebe até 30 mil turistas aos finais de semana, 80% atraídos pelas questões religiosas. A peregrinação cristã está ligada à descrição de terra natal de Maria, mãe de Jesus, que passou a maior parte da infância no local. “Temos um déficit de 2 mil leitos em hotéis. Se houver investidores brasileiros interessados, vamos ajudar. Temos espaço para a criação de hotéis, de indústrias, e queremos estender o tapete vermelho. Os investidores vão receber todo o apoio da prefeitura”, garantiu Sallam. Ele também quer construir um teleférico para que turistas não enfrentem engarrafamentos no trânsito.

Reciprocidade

Alex de Freitas agradeceu a hospitalidade da equipe de Sallam, enaltecendo o trabalho executado para consolidar Nazaré como “Cidade da Paz”. “É uma inspiração levar para Contagem esse espírito da paz. É uma mensagem muito forte. Essa parceria que estamos fazendo aqui faz ecoar o princípio de querer ser tolerante no mundo inteiro, em especial no Brasil. Quero felicitá-lo por esse espírito, que é uma meta universal”, disse. Ele destacou que Contagem está progredindo no processo de relações internacionais, com avanços significativos com países como China, Estados Unidos, Chile, Argentina e África do Sul.

O prefeito de Contagem ressaltou que o Município tem cerca de 700 mil habitantes, é considerado o berço da indústria mineira, de muita importância do ponto de vista geográfico e de logística. “Contagem abriga empresas multinacionais do mundo inteiro. Está diversificando muito sua economia e por isso nossa alegria de estarmos aqui celebrando essa parceria. Contagem também tem uma relação muito forte com a construção civil. As grandes empresas de construção do Brasil consideram nossa cidade um case de sucesso”, afirmou.

Recepção em Contagem

Alex assumiu o compromisso de organizar um grupo de empresários da construção civil, do setor hoteleiro, para que eles visitem Nazaré ou para que a comitiva de Ali Sallam seja recebida em Contagem. “Assim como Nazaré mudou muita coisa de 20 anos em quatro, nos dois últimos anos fizemos muita diferença em Contagem. Uma delas é sair da indústria da década de 60, 70, 80, para receber as indústrias 4.0, mais modernas, as startups. Da mesma forma que me comprometo a organizar um fórum para recebê-los, gostaríamos muito que levassem a Contagem empresários com interesse de investir no mercado brasileiro”, apontou.

O embaixador Yossi Shelley comemorou o resultado do encontro entre os prefeitos. “Vamos começar a fazer negócio na área da economia, da construção, em todos os setores possíveis, por meio da parceria entre Contagem e Nazaré, entre Israel e o Brasil. Falamos muito sobre o potencial dessa parceria e sobre a paz que todos esperamos. Queremos agradecer ao prefeito Alex de Freitas e toda a sua equipe”.

Após a assinatura do termo de cidades-irmãs, Alex de Freitas entregou aos israelenses exemplares do “Plano Estratégico – Contagem 2030: Uma cidade inovadora, sustentável e segura”, que prevê investimentos de R$ 2 bilhões no desenvolvimento da cidade, nos próximos 12 anos. De cortesia, recebeu um quadro com símbolos de Nazaré e um livro sobre a história da terra de Jesus. “Da parte de Contagem, fica o nascimento de uma amizade produtiva para ambas as partes”, finalizou Alex.

 

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação