Empreendedorismo em Contagem

Contagem tradicionalmente se apresenta como um ambiente fértil para o empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios, esta característica é expressa pelas 24.681 empresas ativas e pelos 38.696 microempreendedores individuais que escolheram o município para se instalar e empreender (Fonte: Receita Federal, 2019). Fazendo jus a esta marca, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico detém como uma de suas principais diretrizes o incentivo a criação de novos negócios, a implantação de novas empresas e a valorização do empreendedorismo.

Avançando em direção a este objetivo a Sedecon busca de forma constante a modernização de sua estrutura e o aprimoramento de seus programas e projetos, buscando oferecer um espaço dinâmico e propício ao desenvolvimento de novos negócios. Atua de forma a desburocratizar processos, reduzir prazos e unir e centralizar em um mesmo espaço ações que antes seriam realizadas por órgãos distintos, poupando tempo e recursos dos empreendedores interessados em investir no município. São exemplos de resultados das medidas adotadas:

  • Alvará digital – todo processo de obtenção do alvará de localização e funcionamento tramita em meio digital, com redução dos prazos de liberação de 15 a 90 dias para até 2 dias úteis e dispensa a visita do contribuinte a uma unidade da prefeitura;
  • Dispensa da documentação relativa à autorização do uso do imóvel que inclui o contrato de aluguel, anuência do proprietário, contratos de compra e venda ou comodato.;
  • Redução do prazo médio para abertura de empresas para 1 dia.

As ações de apoio direto ao empreendedor realizadas pela Sedecon se organizam por meio dos programas “Sala Mineira do Empreendedor” e “Empreender”.

A “Sala Mineira do Empreendedor” é o resultado da parceria entre SEBRAE MINAS, JUCEMG e Prefeitura de Contagem e busca a melhoraria e simplificação do ambiente de negócios por meio do oferecimento de serviços e orientação para empreendimentos de todos os portes.

Já o “Empreender” tem origem na restruturação do reconhecido Programa Contagem Pró-ISO e promove a melhoria da qualidade e da produtividade das instituições públicas e privadas por meio de consultorias, treinamentos e auditorias nas áreas de gestão empresarial e gestão da qualidade.

De 2017 a 2020, os programas Sala Mineira do Empreendedor e Empreender, de forma conjunta, realizaram 84 cursos e treinamentos, 65 palestras e 18 consultorias, 1 jornada lean, 2 seminários, 1 workshop e 1 aulão, com um total de 4.604 participantes.

 

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação