China

Potencial de Contagem apresentado a empresários chineses

Em busca de novos investidores para Contagem, a prefeitura estreitou laços entre empresários do município e o mercado chinês, intensificando atividades conjuntas durante a missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros à China em maio de 2017.

A missão foi promovida pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Os representantes de Contagem tiveram participações nas feiras China Import Expo (CIE) e SIAL China, além de rodadas de negócios com importadores, entidades empresariais e o governo chinês.

A viagem também foi uma oportunidade para visita à Jiaxing, coirmã de Contagem. Foram reestabelecidos os laços de cooperação com a cidade, os investimentos e o intercâmbio por meio de encontros com empresários dos setores industriais de alimentação e tecnologia, visando novas parcerias com a Federação de Indústrias de Jiaxing. O tratado entre as cidades, iniciado em 2013, foi uma iniciativa do prefeito Alex de Freitas, que na ocasião era secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Em Jiaxing foram feitas visitas às empresas de inovação tecnológica na Jiaxing Science City, que representa um “cluster” de empresas voltadas para criação de novas tecnologias e soluções industriais. Essas visitas tiveram como foco atrair a atenção para as vantagens que Contagem oferece, como um grande polo logístico e industrial para outras cidades e os investimentos do município na busca pela inovação e renovação das suas indústrias.
Outro ponto importante da visita à Jiaxing foi o encontro com empresas instaladas na província de Zhejiang, dos ramos automotivo, tecnológico, infraestrutura e mineradora, para promoção de Contagem como um forte parceiro para investimentos e instalação de filiais em Contagem.
Várias perspectivas foram abertas para parcerias em diversas áreas com a disposição de ambas as cidades em concretizar a criação de um projeto conjunto de cooperação.

Contagem foi destaque no Jiaxing Investment & Trade Symposium. Esta foi a 17ª edição do simpósio de Comércio e Investimentos de Jiaxing, edição que sediou a Semana de Contagem na China, com o intuito de atrair investimento para a cidade mineira, evento com mais de 500 autoridades chinesas e de outros países como Alemanha, República Tcheca, Estados Unidos, Israel, Espanha. Contagem teve um espaço de destaque para apresentar suas potencialidades e vantagens para investidores e empresas de mais de vinte setores como da indústria automotiva, construção civil, mobilidade urbana, desenvolvimento de tecnologias e energia solar.

A missão China 2017 faz parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para atração de investimentos internacionais e promoção da cooperação internacional de Contagem com outras cidades do mundo, além de estabelecer maior relação na área econômica para busca e concretização de futuros investimentos e marcar a importante vocação internacional que Contagem possui.

 

Chineses chegam a Contagem para tratar parcerias comerciais e investimentos em infraestrutura

Em decorrência da repercussão da missão à China, promovida em maio de 2017 pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a cidade recebeu uma delegação chinesa em julho de 2017.

Foram apresentadas iniciativas do município na área de mobilidade urbana com a expansão do metrô e terminal rodoviário metropolitano e de desenvolvimento econômico. A recepção da delegação contou com a presença de autoridades e instituições da cidade e do Governo do Estado no auditório da sede da Prefeitura de Contagem.

A visita foi um passo importante para a continuidade dos planos para atração de investimentos e cooperação técnica em áreas como planejamento urbano, meio ambiente, cultura, esportes e outras.

A delegação chinesa foi formada por membros de Jiaxing e também da cidade da região de Zhejiang chamada Hayian.

 

 

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação