Chile

Alex de Freitas assina protocolo de intenções com prefeito de Angol, província do Chile

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, assinou no dia 29/06/18, com o prefeito de Angol (na província de Malleco, uma das repúblicas do Chile), Enrique Neira,  um protocolo de intenções em que selam o início de entendimentos, amizade e cooperação em busca de intercâmbio comercial, social e cultural.

Alex de Freitas ressaltou que Contagem tem interesse de estreitar as relações com Angol, província produtiva do Chile. “Conheci Angol há três anos e, agora, como prefeito, nos interessa muito conhecer os avanços sociais, culturais e econômicos do Chile, a política de governança de suas cidades e as mudanças já realizadas neste país que construiu programas de bem-estar social e um enriquecimento próprio nas últimas décadas após um longo e difícil período”, salientou o prefeito de Contagem.

Os visitantes foram recebidos, no dia 27/09/18, pelo presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL/Contagem), Frank Sinatra, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Saint Clair Schimidt Terres e assessores, quando conversaram sobre possíveis relações comerciais na sede do CDL/Contagem, no Eldorado.

Na manhã do dia 28/06/18 eles foram recebidos pelo diretor presidente da Associação Comercial da Ceasa (Acceasa), e proprietário da empresa Nova Safra, Emílio Brandi, e pelo diretor operacional da Central de Abastecimento de Alimentos, Marcelo Lana Franco. Neste entreposto, o maior da América Latina, os visitantes puderam conhecer o Programa de Distribuição de Alimentos (Prodal), que capta, seleciona, embala e distribui alimentos não comercializados para comunidades carentes de várias cidades.

O presidente da Câmara de Comércio de Angol, Hector Valenzuela, que coordena mais 20 câmeras comerciais da região de Malleco, disse que estavam encantados com Contagem, devido ao seu perfil desenvolvimentista. “Além da produção de frutas, temos em nossa comitiva representantes da engenharia civil e florestal, e o Capital Gunther Nawrath, chefe do Centro de Educação e Trabalho de Angol, que tem expressivo programa de reabilitação de presidiários para um profícuo retorno à sociedade”, disse Hector.

O secretário de Desenvolvimento de Contagem, Saint Clair Schmidt Terres, disse estar confiante, pois considerou que nesta visita já foi iniciado um intercâmbio e troca de experiências com a província de Angol. “Contagem, de aproximadamente 700 mil habitantes, embora definida como uma metrópole desenvolvimentista, limítrofe à Belo Horizonte, foi formada por um povo interiorano e hospitaleiro. Aqui se mescla o perfil industrial, comercial e de serviços em franco crescimento com um lado rural remanescente”, disse ele aos chilenos.

Na tarde do dia 29/06/18 foi realizada oura reunião, na sede da Prefeitura, entre os visitantes e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres; com o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Adimilson Moura e com a equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos. Na oportunidade foram apresentados alguns projetos estratégicos na área de desenvolvimento econômico de Contagem com enfoque na inovação tecnológica.

 

 

 

Chilenos da cidade de Quillota estreitam parceria com Contagem em visita à Sedecon

Em abril de 2018 uma comitiva chilena, liderada pelo prefeito do município de Quillota, Luis Mella, visitou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O objetivo do encontro foi apresentar as iniciativas de Contagem relacionadas ao fomento do turismo de negócio, importação, exportação, internacionalização, políticas de inovação, treinamentos, gestão e relacionamento com os empresários. Foi abordada a troca de experiências entre Contagem e Quillota, com a aproximação dos governos das duas cidades.

 

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação