Atrações turísticas

Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo Mattos Filho

Conjunto arquitetônico da Rua Dr. Cassiano composto de três casarões dos séculos XVIII e XIX. Detalhes arquitetônicos: Casa Rosa e Casa Amarela – tipologia colonial, enquadram-se na segunda fase da evolução da arquitetura mineira, entre 1750 e 1780; Casa Azul – feição eclética construída por volta de 1936 a partir de uma “coberta” já existente de período anterior. Funciona hoje como Centro Cultural, polo irradiador da cultura municipal, onde são realizadas diversas manifestações artísticas como concertos sinfônicos, teatro, dança, canto, exposições de arte, oficinas, visitas guiadas, dentre outras.

Endereço: Rua Dr. Cassiano, 102 – Centro- Contagem- MG.

 

Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo (Parque Ecológico do Eldorado)

Parque com pista de caminhada, Academia da Cidade, quadras de vôlei e futebol, mini arena para as apresentações culturais, parque infantil, banheiros, bebedouros.  Outra atração do parque é uma trilha suspensa, construída em eucalipto e roxinho, que são madeiras resistentes às intempéries, a trilha circunda o parque passa sobre áreas de preservação e nascentes, proporcionando um passeio contemplativo e não agressivo ao meio ambiente. O Parque Ecológico do Eldorado abriga diversas nascentes, dois lagos e uma mata. Existem várias placas de identificação das espécies presentes no espaço. É um dos mais frequentados da cidade, recebendo cerca de 400 pessoas nos finais de semana e 250 pessoas durante uma semana normal. Em épocas especiais, como a semana da criança, o parque chega a receber cerca de dois mil visitantes.

Endereço: Rua das Paineiras, 1722 – Eldorado- Contagem- MG.

 

Parque Municipal Gentil Diniz

Área ecológica, com aproximadamente vinte e quatro mil metros quadrados. Em seu interior, abriga um casarão do século XIX. Apresenta vegetação remanescente do cerrado e cerca de oitenta jabuticabeiras, árvore símbolo que ilustra o Brasão do Município.

Endereço: R. Maria do Carmo Diniz, 141 – Bairro N.S. do Carmo- Contagem- MG.

Praça Nossa Senhora da Glória

Localizada no coração de Contagem, é um ótimo local para a realização de caminhadas que contém muita área verde e uma bela cachoeira.

Endereço: Av. Olímpio Garcia- Eldorado- Contagem- MG.

 

Praça da Jabuticaba

Praça bonita perto da Igreja matriz da cidade. Vários eventos são realizados neste espaço, bem como aulas de ginástica ao ar livre. Foram plantadas diversas mudas de jabuticabeiras ao longo da praça. A jabuticabeira é um dos símbolos do município de Contagem.

Endereço: Av. Prefeito Gil Diniz- Nossa Senhora do Carmo- Contagem- MG.

Parque Sarandi

Situado em uma Área de Preservação Permanente (APA) nas margens do córrego Sarandi o Parque é um corredor ecológico no meio da cidade. Aberto ao público 24 horas, se configura como opção de lazer, esporte e contato com a natureza para toda população. Conta com pista de caminhada, ciclovia, playground, quadras e Academia da Cidade. Em conjunto com a Praça do Sol integra o chamado “Parque Linear do Ressaca” o maior de Contagem com quase 160 mil metros quadrados.

Endereço: Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, 1300, Arvoredo- Contagem- MG.

Parque do Amendoeiras

O Parque das Amendoeiras, na regional Nacional disponibiliza à população opções de esporte e lazer, como pistas de skate quadra esportiva coberta, campo de futebol, quadra de areia, vestiários, anfiteatro, Academia da Cidade e sala para cursos. Além disso é incentivado o contato da população com a natureza por contar com área verde e nascente. A integração com a comunidade é fortalecida pelo cultivo de uma horta comunitária.

Endereço: R. Turfa, 301, bairro Amendoeiras- Contagem- MG.

Parque do Sapucaias

O Parque do Sapucaias abriga uma área verde e conta com nascente e lagoa, permitindo o contato da população com a natureza e a pática de esportes. Compreende uma área de 37 mil metros quadrados, com quadra de esportes, Academia da Cidade e banheiros.

Endereço: avenida das Tulipas, 1.155, Sapucais I

Parque Ginásio do Tropical

O Parque Ecológico Antônio Pereira de Cardoso, ou Parque Ginásio do Tropical, é composto por 51 mil metros quadrados de área, tem quatro quadras de esportes sendo uma delas coberta, Academia da Cidade, sala de convivência (Casa de Vidro), playground, pista de skate, pista de caminhada com 1.600 metros, banheiros e estacionamento. O ginásio poliesportivo, usado para eventos, está sendo reformado.

Endereço: rua 42, nº 360, Tropical, com entradas secundárias pelas ruas 34 e 35.

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

Patrimônio cultural, núcleo de origem da antiga “Contagem das Abóboras”. Edificação típica da arquitetura vernacular mineira, rural e meio urbana. Construção de pau-a-pique. Tradicionalmente conhecida como “Casa do Registro”, é considerada a casa mais antiga da cidade. Abriga o Departamento de História, Memória e Patrimônio Cultural do Município. Galeria para exposições e espaço para lançamento de livros, além de área aberta ao ar livre. Atualmente o espaço está fechado para manutenção.

Endereço: Pr. Vereador Josias Belém, 1 – Centro- Contagem- MG.

Quatro Chaminés e Prédio Administrativo da Itaú

Remanescentes da antiga fábrica de cimento Portland Itaú, as quatro chaminés, de 56 metros de altura, construídas nas décadas 50 e 60 do século XX, representam o referencial simbólico da memória do trabalho em Contagem. No local hoje está instalado o complexo “Itaú Power Center”.

Endereço: Av. Gen. David Sarnoff, 920 – Cidade Industrial Juventino Dias- Contagem- MG.

 

Feira de Arte e Artesanato

Exposição de artesãos e artistas de tendências variadas e praça de alimentação. Principal cartão de visita da cidade por 35 anos a Feira de Arte e Artesanato foi reestruturada e a partir do dia 20 de janeiro de 2018 passou a ser realizada na avenida João Cesar de Oliveira no coração do Centro Comercial do Eldorado, em local de fácil acesso para todas as regiões da cidade.

Endereço: Avenida João César de Oliveira, trecho entre as avenidas Olímpio Garcia e José Faria da Rocha, Eldorado- Contagem- MG.
Horário: sábados das 8h às 16h.

 

Igreja Matriz de São Gonçalo

Os primeiros registros sobre a Capela de São Gonçalo datam de 1743, quando o município ainda pertencia a Sabará. Em 1835, a capela foi substituída por uma construção mais suntuosa, sendo elevada à condição de Matriz em 1854, separando-se da Paróquia da Boa Viagem, no Curral Del Rei. A Matriz possui imaginária em madeira do século XVIII, retábulo em estilo Rococó – composto por pilastras encimadas por arquivoltas , proveniente da Igreja da Boa Viagem. Possui seis imagens do período colonial marcadas pelo sincretismo. São elas: São Gonçalo do Amarante, Nosso Senhor dos Passos, Nosso Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia e Santa Helena.

Endereço: Rua Bueno Brandão, 40 – Centro- Contagem- MG.

Espaço Popular de Contagem

Anfiteatro ao ar livre, para aproximadamente cinco mil pessoas, projetado para manifestações populares de caráter cultural, político, social, religioso e outros eventos. Anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo. Concepção do arquiteto Gustavo Pena.

Endereço: Rua Bueno Brandão, 40 – Centro- Contagem- MG.

 

Capela Imaculada Conceição e Santa Edwiges

Foi construída em regime de mutirão pela população e inaugurada em 1943. Além do valor simbólico para a comunidade, sua preservação é motivada pelos vitrais com representação de cenas bíblicas em suas paredes laterais e fachadas. O forro da nave é decorado com cenas das aparições de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida. Os vitrais foram confeccionados em vidro italiano pela Casa Conrado de São Paulo. Tombada conforme o Decreto 10.446, de 14 de abril de 2000.

Endereço: Rua Desembargador Luciano de Souza Lima, 29, Bernardo Monteiro – Contagem- MG.

 

Cine Teatro Municipal de Contagem

Edificação construída na década de setenta, do Século XX, em linhas arrojadas para a época, tem capacidade para seiscentas pessoas. Existe projeto para sua restauração e revitalização como espaço multicultural. Atualmente o espaço está fechado para manutenção.

Endereço: Praça Silviano Brandão, s/n– Centro- Contagem- MG.

 

Represa Vargem das Flores

Situada entre os municípios de Betim e Contagem, a represa foi inaugurada em 1972 para abastecer de água a região metropolitana da capital. Hoje é uma área com grande potencial turístico no que diz respeito a atividades de lazer e esportes aquáticos. Hoje a represa já conta com condomínios fechados, área de camping e albergue.

Acessos:
1) Via Expressa/Bairro Sapucaia/Entrada à esquerda na Pedreira Bela Vista;
2) Praia Clube/Solar do Madeira

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação