Apresentação

Localização estratégica

Localizado entre várias rotas de produção, a 700 km da capital federal, a 580 km da cidade de São Paulo e a 434 km da cidade do Rio de Janeiro, Contagem está interligada por rodovias estaduais e federais, sendo BR-040 (Brasília e Rio de Janeiro), BR 262 (Vitória -ES e Triângulo Mineiro) e BR-381 (São Paulo). O município se encontra a apenas 55 km de distância do Aeroporto Internacional de Confins, 53 km do Aeroporto Industrial de Confins e 25 km do Aeroporto Regional da Pampulha, o que complementa ainda mais todo o sistema multimodal de Contagem que conta ainda com a Rede Ferroviária Centro-Atlântica, que permite o transporte ferroviário para o centro-oeste, nordeste e sudeste brasileiro.

 

Receptiva a empresas de todos os portes

Contagem é uma das cidades mais importantes do Estado de Minas Gerais, maior polo consumidor do Brasil, e por ser uma das únicas cidades do Estado a possuir um programa de desburocratização para a abertura de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

 

Recursos humanos atrativos

Contando com 72% da população com idade compreendida entre 15 e 64 anos (Fonte/Elaboração: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013) e suas mais de 15 instituições de ensino superior, técnico e profissionalizante, o que garante alto nível de capacitação profissional, além do grande volume de mão de obra em idade fértil para o mercado de trabalho. Considerando a população estimada para 2017, o município de Contagem apresenta-se como o terceiro mais populoso do Estado de Minas Gerais, atrás de Belo Horizonte e Uberlândia.

 

Alto Índice de Desenvolvimento Humano

Com seu IDH alto: 0,756, Contagem vem mostrando sua forte tendência na constante evolução da qualidade de vida. Pelo seu baixo custo de vida o município tem demonstrado que cada vez mais para o Brasil e para o mundo que existem vários motivos para se investir aqui,a 1ª Cidade Industrial do país.

 

Tradição industrial e diversidade econômica

A indústria de Contagem nasce do esforço para promover o crescimento industrial no estado e recebeu o apoio de grandes grupos da indústria mundial. O setor metalúrgico e a indústria alimentícia sempre estiveram na base deste desenvolvimento. Em conjunto a esse processo, desenvolveu-se também um forte setor terciário que deu sustentação ao próprio crescimento industrial, como também ao crescimento da população local e de municípios vizinhos.

 

Economia pujante

Contagem ocupa a 3ª posição entre os municípios mineiros, com grande representatividade e importância na Região Metropolitana de Belo Horizonte, principalmente nos campos da indústria de transformação, do comércio, dos serviços e da logística. Quanto à sua economia, possuía em 2015 o 3º maior PIB do Estado e o 28º do Brasil (Fonte: IBGE 2018)

 

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação