Prefeitura Municipal de Contagem
Fundação de Ensino de Contagem
Apresentação

A Fundação de Ensino de Contagem - Funec, criada em 1973, é uma instituição pública municipal, de direito público, sem fins lucrativos, regida pela Lei Complementar 069, de 22 de outubro de 2009, Lei Complementar 247, de 29 de dezembro de 2017 e Decreto 453, de 28 de março de 2018.

Atuante no segmento educacional e altamente comprometida com a formação humana de jovens e adultos, a Funec cumpre, reconhecidamente, seu papel de agente transformadora pela educação, assegurando a preparação básica para o trabalho e cidadania.

A Fundação oferece aos jovens e adultos contagenses, Ensino Médio nas modalidades Regular e Técnico de nível médio, este último nos segmentos integrado, concomitante e subsequente.

Os cursos pertencentes ao Técnico de nível médio são ofertados também em parceria com o Governo Federal, por meio da adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

Além dos cursos ofertados, a Funec garante constante integração entre ensino, pesquisa e extensão; são mantidas parcerias para a concessão de bolsas de iniciação científica, a exemplo da FAPEMIG/FUNDEP; são mais de 30 (trinta) projetos em andamento.

A política de reconhecimento do conhecimento produzido em sala de aula, projetos de pesquisa e extensão garantem à Funec visibilidade nacional e internacional; inúmeros são os projetos premiados e estudantes que participam, juntamente com os professores orientadores em eventos científicos, o que corrobora para que a missão de transformar a vida das pessoas pela educação seja máxima dos dirigentes e educadores.

Na esfera administrativa, a Funec possui uma estrutura especializada na realização de concursos, processos seletivos simplificados, capacitação de pessoal, assessoria e consultoria técnica a órgãos e entidades da administração pública e

privada, municipal, estadual e federal. Uma equipe multidisciplinar garante a excelência dos serviços educacionais prestados, tendo como princípios base sigilo, apresentação de questões inéditas, estrutura física segura, corpo de elaboradores mais bem avaliados do segmento e um protocolo de segurança gráfica de última geração.

Com base na lei nº 8.666/93, as prefeituras ficam dispensadas do processo licitatório e amparadas para contratar a Funec para realizar os concursos públicos e processos seletivos.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DESENVOLVIMENTO HUMANO, RESPEITO e RESPONSABILIDADE, são guias e conectam os servidores da Funec aos parceiros e comunidades.


SERVIÇOS
Desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura, o planejamento, a coordenação e a execução da política educacional do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior, a prestação de assessoria e consultoria técnica a órgãos e entidades da administração pública municipal, estadual e federal e da iniciativa privada, bem como a prestação de serviços de coordenação e elaboração de concursos públicos e processos seletivos simplificados a órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal e da iniciativa privada.

 
Endereço

Rua Coimbra, nº 100 - Bairro: Santa Cruz Industrial – Regional Eldorado.

Telefone: 3356-6695 
E-mail: funec.gabinete@edu.contagem.mg.gov.br
Horário de Funcionamento:

8h às 17h

 
Atribuições

Estrutura organizacional FUNEC

I - Estão diretamente vinculadas ao Presidente as seguintes unidades:

a) Gabinete da Presidência;

b) Assessoria de Gestão e Inovação;

 

II - Diretoria Administrativa e Financeira composta pelas:

a) Gerência de Orçamento e Finanças;

b) Gerência de Aquisições, Contratos e Parcerias;

c) Gerência de Apoio Administrativo;

 

III - Diretoria de Ensino composta pelas:

a) Gerência de Ensino Profissionalizante;

b) Gerência de Ensino Médio;

c) Gerência de Funcionamento Escolar.

 

IV - Diretoria de Prestação de Serviços

 

V – Diretoria de Recursos Humanos