Xadrez é aliado no processo ensino-aprendizagem nas escolas

Com o esporte os alunos melhoram suas habilidades motoras, trabalham sua capacidade de concentração e memória.

O xadrez é fundamentado como um suporte pedagógico, pois se relaciona com diversas disciplinas. O esporte requer lógica, conhecimento e raciocínio, tudo num modelo de construção própria do sujeito ou jogador.

Algumas escolas municipais de Contagem utilizam a modalidade esportiva pensando na evolução do estudante em sala de aula. O xadrez contribui para o pensamento lógico, desenvolve habilidades motoras, trabalha a capacidade de concentração e memória. Dessa forma, o estudante adquire destrezas que o obrigam a focar a atenção em um único ponto até achar o melhor caminho para vencer o adversário.

A Escola Municipal Paulo Cézar Cunha, situada na regional Petrolândia, o xadrez é aliado às disciplinas. O professor de educação física, João Marcelo, ensina táticas do jogo aos estudantes. Atualmente 30 alunos participam das aulas. “O xadrez proporciona a capacidade do aluno de pensar. O jogo ajuda nas tomadas de decisões e soluções para os problemas. Eu percebo que os nossos alunos têm se desenvolvido dentro da sala de aula, nas matérias que envolvem leitura, escrita e cálculo”, destaca João Marcelo.

A diretora, Xênia Cruz Bernardo, salienta que a prática deve ser ampliada nas escolas e acredita no esporte como método de ensino. “O xadrez modifica os meninos no que se refere aos estudos e aprendizados. Muitos alunos que tinham dificuldade em certas matérias conseguiram melhorar graças aos métodos aplicados naquele tabuleiro. Eu acredito e aprovo o uso da modalidade como ensino nas escolas”, finalizou.

Jogos Escolares de Minas Gerais

O xadrez é uma das modalidades dos Jogos Escolares de Minas Gerais. As escolas municipais classificadas para a etapa regional do Jemg 2017, na cidade de Arcos, centro-oeste do Estado, terão sete representantes, divididos no masculino e feminino na modalidade xadrez. O evento vai acontecer ainda neste mês.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende