Volta às aulas conta com orientações sobre comportamentos seguros

Transcon e Guarda Civil orientam comunidade escolar nas portas das escolas neste início de ano letivo

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) e da Guarda Civil de Contagem (GCC), deu início nesta segunda-feira (18) à última etapa da campanha “Volta às Aulas com Dicas de Segurança e Trânsito”. A atividade é uma das ações que marcam a abertura do ano letivo no município.

Com o objetivo de orientar estudantes, pais, professores e demais membros da comunidade escolar, as equipes da Transcon e da Guarda Civil têm feito a distribuição de material educativo com instruções de comportamentos seguros na porta das escolas, nos horários de chegada e saída de estudantes.

Para Célia da Rocha Caetano, diretora da Escola Municipal Ivan Diniz Macedo, no bairro Retiro, as parcerias com os órgãos de trânsito e segurança são sempre bem-vindas. “As crianças precisam conhecer as situações. Temos faixas de pedestres no entorno da escola, e elas têm de aprender para que serve, como utilizar. É nosso trabalho da educação também compartilhar isso. Ensinar os nossos meninos a transitar, andar e respeitar o trânsito, principalmente em porta de escola, que tem muita saída, muita gente e muito carro”, explicou.

Na oportunidade, Célia Caetano agradeceu pelo trabalho desenvolvido na porta da escola. “Fiquei muito feliz e agradecida à Transcon e à Guarda Civil por mais essa atividade. É de suma importância para a educação dos nossos alunos, acrescenta para a vida”, finalizou.

A mãe da Tauany Oliveira, de 8 anos, a diarista Rosimari Oliveira, adorou a iniciativa. “A campanha é muito boa, pois é importante recebermos as orientações da Guarda e da Transcon aqui na porta da escola. É muito válida, com certeza. Além disso, seria ainda melhor se pudessem repetir a ação. A gente fica mais tranquila, pois traz segurança para os alunos e professores”, falou.

O militar Aguinaldo Alves foi levar o filho à escola e também fez sua avaliação do que presenciou. “Essa atividade é excelente. Às vezes, o trânsito aqui na porta da escola tumultua e essa ação também orienta o motorista como proceder ao trazer ou buscar as crianças. Resulta em segurança, por isso são muito boas essas campanhas”, disse.

A primeira fase da “Volta às Aulas com Dicas de Segurança e Trânsito” ocorreu na semana passada, com a promoção de oficinas pedagógicas no Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo. A visita às escolas passará por todas as regionais do município com encerramento no dia 28 de fevereiro.

Reportagem e foto: Yuri Soares
Publicação: 20/02/2019