Verbas do caixa escolar aumentam em até 50% para Umeis

Reajustes vão possibilitar mais benfeitorias nas escolas

Em 2018 as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) passaram a receber um valor a mais no caixa escolar; conta sem fins lucrativos, na qual são depositadas verbas destinadas à manutenção e melhorias das instituições. O aumento foi de 20% para as escolas que atendem crianças em período parcial e de 50% para as que atendem crianças em período integral.

Outra mudança é que as escolas passam a receber durante o ano três parcelas com valores maiores. Nos outros anos o repasse era dividido em quatro parcelas, com um valor menor. As parcelas mais altas possibilitam que os gestores promovam melhorias nas escolas de uma forma mais rápida.

Os reajustes e as mudanças no número de parcelas foram baseados em estudos realizados pela Secretaria de Educação e reivindição dos gestores. A diretora da Umei Vereador João Evangelista Fernandes, Regina Rezende, destacou que o reajuste veio em boa hora. O repasse maior, recebido já na primeira parcela, possibilitou realizar obras e fazer mais compras. “Conseguimos comprar material de limpeza que vão durar por quatro meses, pagamos a locação da máquina de xerox para todo o ano, compramos brinquedos e ainda conseguimos reformar três salas”, destacou Regina.

Além do repasse do caixa escolar, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu no início do ano letivo uma verba extra para reformas emergenciais. A Seduc monitora os gastos do repasse. Os gestores precisam prestar contas do investimento. “Quando os diretores entregarem a prestação de contas de uma referida parcela, é muito importante que não haja erros na documentação e impossibilite o bloqueio da parcela seguinte”, explicou o administrador público do caixa escolar da Seduc, Sergio Lobo.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende