Umei amplia espaço e passa a atender com capacidade máxima

Com a expansão da Unidade Conjunto Água Branca houve um aumento de 120 novas vagas de 4 a 5 anos.

Após adequações e ampliações para atender mais estudantes, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Conjunto Água Branca, retomou hoje (26) as aulas Além dos estudantes, os pais também puderam acompanhar de perto as melhorias feitas para atender as crianças.

A auxiliar administrativa, Valéria Toledo, chegou bem cedinho na Umei onde o seu filho de 4 anos estuda e foi logo conhecer as professoras e toda a estrutura. “Eu gostei da ampliação e com isso novas oportunidades de matrícula surgirão para os moradores do bairro”, enfatizou Valéria.

O espaço, que é bem conhecido na comunidade, passou por um período de reformas, melhorias e pinturas. Dessa forma, passa a atender 120 crianças a mais se comparado aos outros anos. No total são 336 crianças matriculadas.

Além das crianças de 3 a 5 anos, a escola passa a atender turmas de 0 a 2 anos em período integral e parcial. Os estudantes de 3 a 5 anos serão atendidos de forma parcial. 

O espaço foi todo remodelado. O telhado foi trocado, a cozinha e os banheiros reformados. Além disso, a Umei ganhou nova mobília e parquinhos. O prédio também está todo pintado.

“Estamos com muita expectativa e satisfeitos. Vimos que os pais também ficaram felizes com o novo espaço e acredito que o trabalho será perfeito. Temos uma equipe bem qualificada para isso”, destacou a diretora da Umei, Wânia Patrícia de Lima.

O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, acompanhou o primeiro dia de aula e conversou com a comunidade. Ele falou com otimismo da expansão feita na Umei. “Pensando no bem-estar dos nossos estudantes, fizemos uma revitalização do espaço. Portanto assumimos esse compromisso com os pais e estamos entregando um local com mais harmonia, bonito e bem cuidado”, finalizou.

Acordo

Para realizar a ampliação da Umei foi preciso firmar um acordo com os representantes do grupo de convivência da terceira idade “Amor à Vida”. Por alguns anos, o grupo utilizou o parte do prédio para praticar atividades físicas e culturais.

Porém, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), propôs que o grupo utilize o espaço “Criança 2000” até a construção da sede definitiva.

O prefeito Alex de Freitas esclareceu que nenhum dos grupos ficará desamparado. “Temos um planejamento audacioso para educação, entretanto, não é fácil entregarmos escolas infantis da noite para o dia. Não podemos deixar de assistir às mães, mas também não podemos virar as costas para a terceira idade. Estamos empenhados em atender a todos da melhor forma possível. Mas, neste momento pedimos a compreensão do grupo Amor à Vida para que um maior número de crianças sejam beneficiadas e tenham resguardado o direito à escola”, destacou.

Reportagem e foto: Leonardo Melo
Publicação: 26/02/2018