UM CONVITE ESPECIAL AOS EDUCADORES/AS DE CONTAGEM

Por Luzia Lima Moreira

Professora da RedeMunicipal e FUNEC

e idealizadora do “GT Educação e Cinema” em Contagem.

 

Que o audiovisual tornou-se essencial à nossa vida social, todo mundo concorda. E o isolamento imposto pela pandemia do novo coronavÍrus comprovou isso, à medida que obrigou até os mais resistentes a fazerem uso de alguma ferramenta de internet para transmitir imagem e som, visto que comunicação segura, hoje, é aquela que acontece por meio de telas e janelas no ambiente virtual.

Com escolas fechadas, os profissionais também se viram obrigados a buscar uma plataforma virtual que permitisse a continuidade das atividades pedagógicas ou, pelo menos, de algumas delas, em outro formato. Mas, o que há de especial na rede de ensino de Contagem, que a coloca na vanguarda desse processo de uso do audiovisual nas escolas?

Bom, em 2014, ao final de um curso de formação em “Linguagem Cinematográfica para a Docência”, ofertado pela FUNEC, foi criado um grupo “GT Educação e Cinema”, com o intuito de favorecer a troca de experiências entre os seus integrantes e evitar que se dispersassem. De lá até aqui, o grupo cresceu e se envolveu em muitas atividades, mas hoje vamos falar de uma de sua agenda preferida, que é a participação na Mostra de Cinema de Ouro Preto – CINEOP, uma mostra especial, porque abre espaço para a Educação e estimula práticas inovadores como as experiências com o cinema nas escolas.

Este ano a CINEOP está na sua 15ª edição, será 100% virtual e totalmente gratuita, o que permitirá a participação, não somente de um grupo de Contagem, mas de todos os/as educadores/as que se interessarem pelo tema. A programação está repleta de palestras sobre uso do audiovisual na educação, rodas de conversa com diretores e produtores de cinema, historiadores e muitos, mas muitos filmes nacionais, com debates riquíssimos, que têm muito a acrescentar à formação dos/as educadores/as.

E, para coroar a nossa participação, enquanto educadores/as de Contagem, tivemos duas práticas educativas selecionadas para a 15ª CINEOP. São projetos que aconteciam presencialmente e que migraram, de forma exitosa, para o ambiente virtual. Um deles é fruto da parceria entre a FUNEC e a Associação de Apoio a Produtores Independentes de Contagem – AAPCINE, cujo resumo você confere abaixo.

file:///C:/Users/382957/Downloads/Projeto%20para%20o%20edital%20(1).pdf

Inscreva-se para a 15ª CINEOP, a Mostra de Cinema mais democrática e que abre espaço de exibição para os filmes produzidos em nossas escolas públicas!

Acesse: cineop.com.br e faça sua inscrição em apenas 1 minuto!

Click no link: https://cineop.com.br/confirmacao-de-inscricao/