Transformar Contagem promove “Pizzada Solidária” para estudantes carentes de Contagem

Risadas, músicas, brincadeiras e muita pizzas garantiram o sucesso do Pizzada Solidária, evento realizado pelo Movimento Transformar Contagem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Gastronômico das Américas (IGA), na última quinta-feira (21), no Centro de Educação Integral (CEI) de Contagem que está sendo construído pela prefeitura na regional Ressaca. Cerca de 70 crianças carentes da Creche Servos de Jesus se deliciaram com as pizzas de vários sabores e puderam se divertir com brinquedos como pula-pula e escorregador, tudo ao som de canções infantis.

A idealizadora do Movimento Transformar Contagem e uma das formandas do IGA, Luciana de Freitas, contou como surgiu a ideia da Pizzada. “Nós tínhamos que fazer um trabalho de conclusão de curso e o modelo proposto pela escola foi a abertura de um negócio, como um restaurante ou um bar. Entretanto, a turma não quis, pois ninguém tem a pretensão de abrir um estabelecimento. Então resolvemos fazer algo de cunho social. Consultamos a escola e ela aprovou o projeto. A partir daí optamos por fazer um rodízio de pizza com estudantes carentes, que ganhou o nome de Pizzada Solidária”, contou.

A ideia de realizar o evento em prol de uma creche de Contagem partiu de uma das alunos e foi abraçada por todos. “Decidimos fazer na primeira escola integral do município, utilizando a cozinha que é muito bem montada. Além da filantropia, quisemos apresentar o novo espaço aos pequenos, mostrando o que estar por vir e o que eles podem esperar, já que a creche é próxima da escola. Futuramente, elas podem ser estudantes desta escola”, lembrou Luciana.

O subsecretário de Gestão de Operações da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Sérgio Mendes, falou sobre a importância da ação do Transformar Contagem para a comunidade. “A Luciana está fazendo um trabalho importante junto a esse movimento voluntário dentro da cidade de Contagem. Hoje, presencio um momento ímpar e singular, que doa amor, afeto e alegria para essas crianças”. De acordo com Sérgio Mendes, ações como esta marcas a vida dos pequenos contagenses. “Imagina a importância que isso tem na vida daqueles que não tem condição de ir a uma pizzaria ou raramente comem uma.”

Para finalizar, o subsecretário reafirmou que o trabalho desenvolvido pelo Transformar Contagem tem repercutido por toda cidade. “É um projeto importante para que a cidade mobilize o sentimento de voluntariado em todas as áreas e, assim, possa cuidar das crianças, dos idosos e dos mais necessitados”.

Mãe de um dos alunos do IGA, dona Maria José, trabalhou como voluntária no evento. “Pra mim foi uma surpresa muito boa quando eu recebi o convite, porque a gente percebe que, hoje em dia, as pessoas estão voltadas para si. A humanidade esqueceu um pouco do outro. Eu vi nessa atitude, nesse projeto exatamente o contrário. Ele resgata o amor para com o outro”. Para Maria José, a turma da IGA pôde receber algo mais valioso do que lucro e benefícios de um negócio, caso tivessem optado por essa escolha. “O maior lucro deles foi verem os sorrisos e alegria dessas crianças. A gente precisa de projetos como este: que valoriza a criança”, destacou.

O professor do IGA, André Correa, disse que fez questão de ser voluntário deste projeto.“Em nosso trabalho de formação, a intenção é que nossos alunos sirvam alguém e nada melhor do que servir em um trabalho voluntário. Todo aprendizado de um ano foi para que aprimorassem as técnicas deles, ensinassem bastante e pudessem compartilhar. A gastronomia e a culinária em si vem da palavra compartilhar e, portanto, nada melhor que um trabalho social como esse”, afirmou o professor.

Por fim, Luciana de Freitas agradeceu a participação dos alunos do IGA e dos voluntários que ajudaram para que a Pizzada acontecesse. “Falar em ser voluntário é muito fácil, difícil é sair de casa para realizar o trabalho voluntário. Gostaria de agradecer a todos que não mediram esforços para que este projeto se realizasse hoje”.

Reportagem: Milla Silva
Foto: Cássio Matias