Transcon promove Campanha nas escolas municipais

Atividades lúdicas ensinam crianças sobre comportamento seguro no trânsito

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), finalizou nessa quarta-feira (15) a primeira etapa da Campanha Volta às Aulas. Duas escolas municipais recebem as atividades educativas no mês de agosto.

A ação, que busca conscientizar estudantes, pais e comunidade escolar sobre os cuidados no trânsito, teve início na Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Nova Contagem. Aproximadamente 300 crianças participaram da atividade de Simulação Semafórica e, assim, vivenciaram de forma lúdica a rotina do trânsito seguro.

A partir desta quinta-feira (16), a Campanha ocorrerá na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Industrial. Cerca de 850 alunos serão atendidos com as atividades de Simulação Semafórica e Trilha do Trânsito. A gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Ferrari, contou que a ação busca promover a mudança de comportamento através da educação. “Nosso objetivo é reforçar o comportamento seguro no trânsito, a utilização e atenção na faixa de pedestres, no semáforo, no uso do cinto de segurança e cadeirinha nos automóveis particulares e nos veículos de transporte escolar”, explicou.

Para a agente de educação infantil da UMEI Nova Contagem, Juliana Maffia de Assis, o trabalho que a Transcon desenvolve nas escolas é muito importante na formação das crianças. “É uma forma de conscientização sobre o trânsito, pois elas aprendem brincando, desde pequenas, a importância da segurança no trânsito, de respeitar a sinalização e lembrar os pais de atravessar na faixa de pedestres”, disse a professora.

Reportagem e foto: Yuri Soares
Publicação: 17/08/2018